Página inicial > Notícias > Campus Aracruz realiza evento educativo para o combate ao diabetes

Campus Aracruz realiza evento educativo para o combate ao diabetes

Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2012, 07h00 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2012, 14h15

Foram realizadas orientação sobre a prevenção e o controle do diabetes e da hipertensão arterial.

O campus Aracruz promoveu, nesta quarta-feira (27), um evento educativo em função do Dia Nacional de Combate ao Diabetes. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino do Ifes e a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz. A atividade envolveu alunos, servidores e funcionários terceirizados do campus.

Profissionais do Ifes e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS Morobá, de áreas como nutrição, psicologia, enfermagem, odontologia, serviço social e agentes comunitários de saúde, realizaram orientação sobre a prevenção e o controle do diabetes e hipertensão arterial. Também foram oferecidos serviços como medição de glicose capilar, aferição de pressão arterial, avaliação do estado nutricional, com medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura) e cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC.

A promoção da Alimentação Saudável foi tema-chave nas ações de educação em saúde. Por essa razão, foram distribuídos para os participantes gelatinas e bolos dietéticos e receitas de baixas calorias, além de materiais educativos sobre o tema.

Por meio de parceria com a cantina escolar, que promoveu um cardápio diferenciado e mais saudável para a data, todos os produtos foram identificados com bandeirolas verdes, vermelhas e amarelas, orientando sobre a frequência e a quantidade de consumo recomendadas. Os alunos e os servidores fizeram suas refeições assistindo a um vídeo educativo sobre diabetes, alimentação saudável e promoção de atividade física.

Ao final do evento, 207 pessoas realizaram exames de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e avaliação nutricional, pelo IMC e aferição da medida da circunferência da cintura. Desse total, havia 132 eutróficos, ou seja, o IMC estava dentro dos parâmetros normais; 66 em situação de sobrepeso e obesos; e nove com baixo peso.