Página inicial > Notícias > Emerotecos constrói o melhor robô do mundo para a RoboCup Junior 2012

Emerotecos constrói o melhor robô do mundo para a RoboCup Junior 2012

Publicado: Sábado, 30 de Junho de 2012, 07h00 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2012, 14h38

A equipe também conquistou o 4º lugar na competição individual do Resgate B e o 3º lugar na competição de supertimes na mesma categoria, competindo junto com a equipe da Eslovênia.

O robô construído pela Emerotecos, equipe de robótica do campus Vitória, conquistou o primeiro lugar na categoria Resgate B da RoboCup Junior 2012. A competição aconteceu no México, nos dias 18 a 24 de junho.

Além do prêmio de melhor robô do mundo, a Emerotecos também obteve o quarto lugar na competição individual do Resgate B e o terceiro lugar na competição de supertimes na mesma categoria, competindo junto com a equipe da Eslovênia. Na prova de supertimes, duas equipes se unem – escolhidas por sorteio – para programar seus robôs a realizarem a tarefa de resgate de forma cooperativa. No total, 19 equipes de diversos países participaram desta categoria, como Japão, Alemanha, Itália, Suécia, Irã, entre outros.

Na categoria de Resgate B, os robôs devem percorrer um labirinto e encontrar vítimas, que são identificadas por pontos aquecidos a uma temperatura semelhante à do corpo humano. Toda a prova deve ser feita de maneira completamente autônoma, ou seja, sem controle remoto.

Depois da competição, os alunos também participaram do Workshop de Robótica Educacional, parte do Simpósio da RoboCup, em que apresentaram o trabalho “Design and Implementation of an Android-Based Omnidirectional Robot for the RoboCup Junior Rescue B Competition”, que trata do desenvolvimento de seu robô. O professor-orientador, Felipe Nascimento Martins, apresentou um trabalho no mesmo simpósio, falando sobre as atividades de robótica educacional desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos em Robótica e Automação – Nera.

A Emerotecos é formada pelos alunos dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Mecânica e em Eletrotécnica do campus Vitória, André Oliveira, Gabriel Guimarães, Ivan Seidel e Matheus Canejo da Cunha. A equipe é orientada pelos professores do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação - Nera do Ifes Felipe Martins, da coordenadoria de Engenharia de Automação do campus Serra; e Hudson Gomes, da coordenadoria de Mecânica do campus Vitória. A orientação da Emerotecos e das outras equipes de robótica é um tyrabalho de cooperação dos dois campi.