Página inicial > Notícias > Professores do Ifes têm trabalhos aprovados e publicados em eventos e periódicos

Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2012, 10h51 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2012, 15h55

Um dos trabalhos foi organizado a partir de pesquisas sobre os currículos, os processos de formação de professores e os cotidianos das escolas.

A professora Danielle Piontkovsky, do campus Santa Teresa, obteve aprovação de artigo para ser apresentado no X Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana: Formación de Élites y Educación Superior – C. I. H. E. L. A., que será realizado na Universidade de Salamanca (Espanha), neste mês de julho.

O trabalho foi organizado a partir das pesquisas da professora acerca dos currículos, dos processos de formação de professores e dos cotidianos das escolas. Esses estudos são realizados, atualmente, no curso de Doutorado em Educação, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, e a pesquisa se dá no contexto do Ifes.

O professor de História do campus Aracruz, Tiago de Araújo Camillo, apresentou trabalho no VI Simpósio Nacional de História Cultural, realizado em Teresina, no Piauí, de 24 a 28 de junho. O evento foi promovido pela Associação Nacional de Professores e Universitários de História (GT de História Cultural) e pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.

O trabalho apresentado tem como título “A Doença e a Cura Narrada por um Imigrante Italiano no Espírito Santo: Orestes Bissoli (1872-1941)” e será publicado nos Anais Eletrônicos do evento e em revista especializada.

Já o professor Arlan da Silva Gonçalves, do campus Guarapari, teve seu artigo publicado no periódico internacional Journal of Biomolecular Structure and Dynamics, na última segunda-feira (25).

O trabalho, intitulado “First principles calculations of thermodynamics and kinetic parameters and molecular dynamics simulations of acetylcholinesterase reactivators: can mouse data provide new insights into humans?”, tem o objetivo de mostrar potenciais fármacos usados tanto para o tratamento de vítimas de ataques terroristas quanto em agricultores contaminados por pesticidas agrícolas, em que são empregados agentes neurotóxicos, que matam atuando no sistema nervoso central.

Confira o artigo.