Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campi do Ifes promovem seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
Início do conteúdo da página

Campi do Ifes promovem seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2012, 14h57 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2012, 14h57

O seminário terá a participação de servidores dos campi envolvidos na realização; além de servidores de outros campi do Ifes e de outras instituições de ensino superior.

Nesta quinta-feira (21), os campi Colatina, Itapina, Nova Venécia e Santa Teresa promovem o II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes Região Noroeste. O seminário será realizado no campus Santa Teresa, das 8 às 17h30min.

O seminário terá a participação de servidores dos campi Colatina, Itapina, Santa Teresa e Nova Venécia; além de servidores convidados dos campi Linhares, Aracruz e São Mateus; e de professores das Instituições de Ensino Superior de Colatina e Santa Teresa.

O evento tem como objetivo estimular e mobilizar o ambiente de pesquisa, pós-graduação e extensão no âmbito dos campi envolvidos a partir das premissas da lei de criação dos Institutos Federais.

A programação conta com palestra, mesa-redonda e oficinas. A palestra de abertura terá como tema: Agências de Fomento, Construção de Editais e Avaliação de Projetos: Uma Abordagem da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Fapes. As palestrantes são Lucia Aparecida de Queiroz Araujo, da Gerência de Pesquisa e Difusão da Fapes; e Rosa Maria Trevas de Azevedo, da Gerência de Ensino Superior e Capacitação de Recursos Humanos.

Também serão ministradas três oficinas: “Experiência com elaboração de projetos, captação e execução de recursos na área de pesquisa”, pelo professor Christian Mariani Lucas dos Santos, que também é coordenador geral da Agência de Inovação do Ifes – Agifes; “Grupos de pesquisa: produtividade científica e ética na pesquisa”, pelo professor Rodrigo Varejão Andreão, do campus Vitória; e “Elaboração e Execução de extensão: Apresentação do case Renovatech – Renovando e Recriando Tecnologias”, pelo professor do campus Colatina, Alextian Bartholomeu Liberato, e pelo coordenador do projeto, Breno Barcelos.

O encerramento do seminário será com uma mesa-redonda, que abordará “A interface entre ensino, pesquisa e extensão no Ifes”. Participam da mesa os pró-reitores de Ensino, Cristiane Tenan; de Extensão, Tadeu Pissinati; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo de Paiva Coelho Júnior. A mediação será feita pelo professor Charles Moreto, do campus Santa Teresa.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página