Página inicial > Notícias > Alunos do campus Linhares desenvolvem projeto voltado à ressocialização de detentos

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2012, 11h31 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Para cumprimento do projeto, foi realizada solenidade de assinatura de uma carta de intenções entre o Ifes, a Associação Cáritas Diocesana de Colatina e a Secretaria de Justiça do Estado, no dia 23 de maio.

Alunos do curso Técnico em Administração do campus Linhares iniciaram o desenvolvimento de um projeto de empreendimento social voltado à ressocialização dos detentos de Linhares. A proposta é planejar um negócio autossuficiente que absorva a mão de obra carcerária de modo a dar oportunidade à inserção social do detento e ao resgate de sua dignidade, possibilitando a obtenção de renda, a elevação da autoestima, a redução de pena e a capacitação para o mercado de trabalho.

Para o cumprimento do projeto, foi realizada, no dia 23 de maio, solenidade de assinatura de uma carta de intenções entre o Ifes, a Associação Cáritas Diocesana de Colatina e a Secretaria de Justiça do Estado. Os alunos apresentaram suas ideias primárias de negócio, como resultado do trabalho de criação e inovação desenvolvido em sala de aula, que transita pela indústria da reciclagem de materiais. Isso propicia o fomento de um empreendimento engajado no conceito de negócio sustentável, visando a resultados sociais, ambientais e econômicos.

A elaboração do projeto faz parte do programa de ensino da disciplina Plano de Negócio e refere-se a um trabalho interdisciplinar e interinstitucional que contempla conteúdos técnicos transmitidos durante todo o curso. “Além de consolidar uma formação integral do nosso aluno, é uma excelente oportunidade para o Ifes colaborar com a comunidade local, oferecendo alternativas às questões sociais que assolam o município de Linhares”, completou Claudinei Pereira Gonçalves, professor responsável pelo projeto.