Página inicial > Notícias > Coral de Libras do campus Itapina se apresenta no ultimo dia do II FMEPT

Coral de Libras do campus Itapina se apresenta no ultimo dia do II FMEPT

Publicado: Sábado, 02 de Junho de 2012, 15h49 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Nesta sexta-feira (1º), foi o ultimo dia do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica - FMEPT. E pela manhã, o Coral de Libras do campus Itapina se apresentou no palco principal do evento. O coral, formado por servidores do campus, apresentou as músicas “Louvado Seja Meu Senhor”, do Padre Zezinho; “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos; “Depende de Nós”, de Ivan Lins; e “Aquarela”, de Toquinho.

Na plateia, além de outras participantes do Fórum, estavam o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o diretor-geral do campus Itapina, Tadeu Rosa; o diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli; e o o diretor-geral do campus Ibatiba, Flávio Eymard da Rocha Pena.

À tarde, foi realizada a cerimônia de encerramento do Fórum, com apresentações culturais e leitura da Carta do II FMEPT. O reitor do Ifes, que também é presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif acompanhou a cerimônia.

Durante a solenidade, foi aprovada a Moção de Apoio à Comissão da Verdade por todos os participantes do Fórum presentes. Em seguida, Gilney Viana, coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade e representante da ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, lembrou onze alunos de escolas técnicas mortos durante o período da ditadura militar.

A cerimônia de encerramento também prestou homenagem à médica catarinense Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, morta no terremoto do Haiti em 12 de janeiro de 2010, aos 75 anos. Uma das netas de Zilda Arns, Nicole Neumann, recebeu flores em nome da avó.

Após as homenagens, a coordenadora do II FMEPT e reitora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, anunciou que a terceira edição do Fórum será em Pernambuco, para alegria dos integrantes da instituição presentes.

A secretária executiva do II Fórum, Waléria Külkamp Haeming, fez a leitura da Carta de Florianópolis, que defende onze princípios, entre eles, a garantia de educação profissional e tecnológica voltada a trabalhadores e trabalhadoras, jovens e adultos como política pública e o direito universal e inalienável de homens e mulheres à educação emancipadora, inclusiva e solidária.

A solenidade foi encerrada pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que chamou ao palco o estudante Rafael Enoch Homem Júnior, aluno do campus Florianópolis do IFSC. Ela destacou que mais de 16 mil pessoas circularam pelo Fórum durante os cinco dias de evento

Com informações da Redação Oficial do II FMEPT