Página inicial > Notícias > Professores do Ifes ministram oficina de redes neurais artificiais no II FMEPT

Professores do Ifes ministram oficina de redes neurais artificiais no II FMEPT

Publicado: Sábado, 02 de Junho de 2012, 14h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A oficina “Elaboração de Redes Neurais Artificiais” reuniu mais de cinquenta participantes.

Nesta quarta-feira (30), alunos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram das atividades do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica – FMEPT. Além do estande da instituição no evento, alunos e servidores do Ifes participaram do segundo dia da Mostra de Pôsteres, dentro da programação permanente do Fórum.

Os professores do Ifes, Marcelo Lucas Pereira Machado, José Brunoro e Renan Carreiro Rocha; e Sayd Farage David ministraram a oficina “Elaboração de Redes Neurais Artificiais”, dentro da programação das Atividades Autogestionadas. A atividade reuniu mais de cinquenta participantes.

José Brunoro, Renan Rocha e Sayd Farage são alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Propemm, do campus Vitória, e são orientados pelo professor Marcelo Lucas.

Redes neurais artificiais são modelos matemáticos que procuram simular os neurônios naturais. A oficina tinha o objetivo de explicar o que é uma rede neural, como montar uma rede neural simples e suas aplicações em áreas como indústria e saúde, entre outras. As redes neurais são utilizadas para calcular tendências, podendo ser aplicadas em modelos matemáticos para previsão do tempo, bolsa de valores e sistema de reconhecimento de imagens, por exemplo.

Também houve a apresentação do video “João da Santa, Irene e Chico Boneco. A trindade da cultura oral linharense”. O documentário foi produzido por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Linhares. O video foi produzido pelos estudantes Gustavo Zan, Amanda Sibien, Matheus Queiroz, Lucas Quaresma e Arthur Guedes.

Antes da exibição os alunos e o pedagogo do campus, Josemar Pegorette, contaram um pouco como foi a produção do vídeo. O documentário trata de três personagens famosos no município, que fazem parte da memória popular. O retrato dos personagens é feito a partir de depoimentos de moradores de Linhares.