Página inicial > Notícias > Estande do Ifes exibe motor para fins didáticos no II FMEPT

Estande do Ifes exibe motor para fins didáticos no II FMEPT

Publicado: Sábado, 02 de Junho de 2012, 14h54 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes está presente no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnologia – FMEPT. O estande do Ifes conta com apresentações sobre as atividades desenvolvidas na Instituição.

No estande, também está exposto um motor flex com câmara de combustão feita de vidro, equivalente a um motor de automóvel, que é utilizado para fins didáticos. O motor é produzido pela InTechno, uma das empresas residentes da Incubadora do Ifes. O motor pode ser utilizado em aulas de cursos de mecânica, eletromecânica, eletrotécnica, instrumentação e áreas afins.

Na terça-feira (29), houve a exibição dos “Projetos integradores do Proeja: discutindo a inserção do aluno do Proeja no mundo do trabalho; a presença da mulher na Metalurgia e os direitos dos trabalhadores”. Os projetos são vídeos realizados pelos alunos dos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja do campus Vitória.

Foram apresentados três vídeos produzidos por alunos: “A história dos sindicatos dos metalúrgicos e as conquistas dos direitos trabalhistas”; “Inserção do aluno do Proeja no mercado de trabalho”; e “A inclusão do aluno do Proeja no Ifes Vitória – ES”. Os projetos foram orientados pelo professor Eliesér Zen.

Depois da exibição, os estudantes relataram como foi a experiência de produzir os vídeos. Além disso, alunos e servidores do Ifes participam da Mostra de Pôsteres, que faz parte da programação permanente do Fórum.

E o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, participou de reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, do qual é presidente. Estiveram presentes na reunião o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira; e do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros.