Página inicial > Notícias > Abertura do Fórum Mundial conta com autoridades e apresentações culturais

Abertura do Fórum Mundial conta com autoridades e apresentações culturais

Publicado: Sábado, 02 de Junho de 2012, 14h52 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica - FMEPT teve início nesta segunda-feira (28). Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, realizou a conferência de abertura, apresentando os projetos desenvolvidos na área educacional em todo o Brasil.

O ministro apontou ainda os desafios e metas do Governo Federal para os próximos anos, como os novos 208 institutos federais de educação a serem implantados até 2014. A coordenadora-geral do evento e reitora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, também fez seu pronunciamento, destacando a programação variada e os mais de 24 mil inscritos. A cerimônia contou com a presença de mais de oito mil pessoas.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif, Denio Rebello Arantes, estava entre as autoridades que ocuparam o local de honra na abertura.

Também estavam presentes o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira; o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Eliezer Pacheco; o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto; a chefe da Universidade Corporativa dos Correios, Consuelo Aparecida Sielski Santos; o coordenador da Secretaria Executiva do Fórum Mundial de Educação - FME, Albert Sansano Estradera; e a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas - Ubes, Manuela Braga Mendes.

A cerimônia contou ainda com apresentação do grupo de dança Ballet Stagium, de São Paulo, com o espetáculo “Coisas do Brasil.
Houve ainda apresentações de artistas locais: a Camerata Florianópolis executou o Hino Nacional Brasileiro e também acompanhou a cantora Cláudia Barbosa, que entoou o Rancho de Amor à Ilha, hino da cidade. O encerramento ficou por conta do grupo de boi de mamão Alivanta Meu Boi, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O II Fórum Mundial acontece até sexta-feira (1), em Florianópolis, Santa Catarina. Esta é a segunda edição do evento, realizado pela primeira vez em 2009, em Brasília. A programação prevê debates, conferências, palestras, mostra de pôsteres, feira gastronômica, feira de livros e diversas atrações culturais.

O FMEPT é aberto e gratuito. Confira a programação.