Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Venda Nova realiza análise das nascentes da bacia do rio São João de Viçosa
Início do conteúdo da página

Campus Venda Nova realiza análise das nascentes da bacia do rio São João de Viçosa

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2012, 14h53 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h44

Sob a orientação de um professor, o grupo conta com um monitor, do curso técnico em Agroindústria; e cinco bolsistas dos cursos técnicos em Agroindústria e em Administração. 

Os estudantes do campus Venda Nova do Imigrante participam do projeto de diagnóstico das nascentes do rio São João de Viçosa no município (BSJV). O projeto foi aprovado no edital Fapes/CNPq Programa de Iniciação Científica Júnior-PICJr 11/2011 e teve seus trabalhos iniciados em janeiro de 2012.

Sob a orientação do professor de Geografia Frederico Castro de Carvalho, o grupo conta com um monitor, Lucas Henrique Batista, do curso de Agroindústria; e cinco bolsistas dos cursos técnicos em Agroindústria e em Administração Amanda Herbest, Bruna Xavier, Carolina Bozzi, Jean Meneguetti e Sirval Martins.

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a demarcação das nascentes com o uso do GPS; identificação do estado de preservação das nascentes; e a elaboração de relatórios a respeito do estado de preservação das nascentes, com fotos tiradas pelo grupo.

O município de Venda Nova do Imigrante está localizado em região de alto curso e conta com centenas de nascentes em seu território. Estas nascentes são fundamentais no abastecimento hídrico de todo o sul do estado do Espírito Santo e seu principal rio é o São João de Viçosa, que é afluente do rio Castelo, tributário da maior bacia hidrográfica da porção meridional capixaba, a bacia do rio Itapemirim.

registrado em:
Fim do conteúdo da página