Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Professores do Ifes têm trabalhos aprovados em congressos internacionais
Início do conteúdo da página

Professores do Ifes têm trabalhos aprovados em congressos internacionais

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2012, 09h07 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Três trabalhos serão apresentados no I Congresso Latinoamericano de Ecología Urbana nos dias 12 e 13 de junho, na Universidad Nacional de General Sarmiento, em Buenos Aires.

Os professores Sâmia D’Angelo Alcuri Gobbo e Atanásio Alves do Amaral, do campus de Alegre, e Carlos Roberto Pires Campos, do campus Cachoeiro de Itapemirim, tiveram três trabalhos aprovados para apresentação no I Congresso Latinoamericano de Ecologia Urbana, que acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, na Universidad Nacional de General Sarmiento, em Buenos Aires, na Argentina. Um dos trabalhos conta com a participação do professor Ricardo Ferreira Garcia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Uenf. Os trabalhos completos serão publicados nos anais do evento. 

Os trabalhos são “Percepção dos agricultores sobre o uso do fogo no Parque Nacional do Caparaó”, “Consciência ambiental dos alunos de uma escola da rede pública do Estado do Espírito Santo, Brasil” e “Percepção dos alunos sobre o trabalho de educação ambiental desenvolvido por uma escola do estado do Espírito Santo, Brasil”

Além disso, os professores Atanásio Alves do Amaral, Maria Isabel Suhet, Jéferson Luis Ferrari e Elcio do Nascimento Chagas, do campus de Alegre, tiveram nove resumos aprovados para apresentação em pôster no XVI Congresso da Sociedade Ibérica de Limnologia, que acontecerá no período de 2 a 6 de julho, na Universidade do Minho, em Guimarães, em Portugal.

Seis desses resumos resultam de trabalhos orientados pelos professores Atanásio e Jéferson, nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti do Ifes. Dois foram extraídos da tese de doutorado da professora Maria Isabel e um foi extraído da futura dissertação de mestrado da aluna Daniela Agrizzi, sob a orientação do professor Roberto Avelino Cecílio, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, do campus de Alegre, que também conta com a coautoria do professor Alexandre Cristiano Santos Júnior, do campus de Alegre do Ifes.

Os trabalhos são “Monitoramento do desenvolvimento de Azolla sp. por meio de sensoriamento remoto terrestre”, “Qualidade da água do Rio Norte (Espírito Santo, Brasil) em área sob influência de central hidrelétrica”, “Qualidade da água do Córrego do Capim, afluente do Rio Norte, Espírito Santo, Brasil”, “Presença de aeromonas em uma criação de tilápias do Nilo, Espírito Santo, Brasil”, “Parâmetros físico-químicos da água de uma piscicultura em tanques-rede”, “Parâmetros físicos e químicos da água do Córrego Horizonte, Espírito Santo, Brasil”, “Índice de coliformes no Córrego Horizonte, afluente do Rio Norte, Espírito Santo, Brasil” e “Qualidade microbiológica da água do Rio Norte, ES, Brasil”, que tratam da qualidade físico-química e microbiológica da água em rios e nascentes e em ambientes de criação de peixes; e “Efeito de diferentes coberturas vegetais sobre a qualidade microbiológica da água de nascentes”, que versa sobre a aplicação do sensoriamento remoto na análise do desenvolvimento de macrófitas aquáticas.

Fim do conteúdo da página