Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa promove 2º Dia de Campo com técnicas de manejo da goiaba
Início do conteúdo da página

Campus Santa Teresa promove 2º Dia de Campo com técnicas de manejo da goiaba

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2012, 08h44 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

As atividades compreenderam a demonstração de técnicas para o cultivo e processamento da goiaba, manejo da irrigação, conservação do solo.

O 2º Dia de Campo, promovido pelo campus Santa Teresa, contou com atividades relativas ao projeto de pesquisa "Aperfeiçoamento dos processos de produção e agroindustrialização com a efetiva participação dos agricultores familiares do Município de São Roque do Canaã/ES", financiado pela parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e coordenado pelo professor Milson de Oliveira. O evento aconteceu na terça-feira (15), no sítio Brunow, em São Roque do Canaã.

As atividades compreenderam a demonstração de técnicas para o cultivo e processamento da goiaba e manejo da irrigação, que foram apresentadas pelo professor Hediberto Matiello, do campus Santa Teresa. Ele demonstrou maneiras de acompanhar o volume de água necessário na plantação, bem como a qualidade da água e a preservação de suas fontes.

As técnicas de conservação do solo foram apresentadas pelo professor Francisco Daleprane, também do campus Santa Teresa, que demonstrou formas ecológicas sustentáveis de preparação do solo para uma boa plantação e colheita, utilizando fertilizantes orgânicos e preservação do meio ambiente.

E as técnicas de processamento da goiaba foram apresentadas pela professora Selma Holtz, do campus Itapina, e pelo professor Fabiano de Carvalho, do campus Santa Teresa, que mostraram o preparo dos materiais para a produção de geleias e doces derivados da goiaba, e a preparação de frutos e hortaliças secas e seus derivados, como tomate seco e ketchup.

O evento contou com a participação de 40 produtores rurais da região, além de professores e técnicos dos campi Venda Nova do Imigrante, Itapina e Santa Teresa, e com a presença do representante da Diretoria de Extensão Comunitária da Pró-Reitoria de Extensão – Direc, Wagner Arruda Chaves.

 

Fim do conteúdo da página