Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha recebe autoridades e comunidade para entrega das instalações

Campus Vila Velha recebe autoridades e comunidade para entrega das instalações

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2012, 13h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realizou, nesta segunda-feira (23), solenidade para entrega das instalações do campus Vila Velha. O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - MEC, Marco Antonio de Oliveira; do prefeito do município, Neucimar Fraga; do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; e do diretor-geral do campus Vila Velha, Roberto Pereira Santos.

Na solenidade, foram entregues o prédio acadêmico, com oito salas de aula e dez laboratórios, e o prédio destinado a atividades administrativas. O campus Vila Velha inicia seu funcionamento com a oferta dos cursos Técnico em Química e Licenciatura em Química, que funcionavam no campus Vitória, e foram transferidos para Vila Velha a partir do primeiro semestre letivo de 2012.

Neste primeiro semestre, o campus possui 160 alunos. Até 2015, a previsão é que sejam 1.200 alunos. A partir de 2013, o campus vai oferecer ainda o curso Técnico em Biotecnologia, além de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC para a comunidade.

Também estiveram presentes os senadores capixabas Ana Rita Esgario, Magno Malta e Ricardo Ferraço; o vice-governador Givaldo Vieira; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela; o deputado estadual Claudio Vereza; o representante dos Correios, Frederico Cipriani; o vice-prefeito de Vila Velha, Marcos Rodrigues; secretários municipais; vereadores; servidores municipais; e comunidade em geral. Do Instituto Federal do Espírito Santo, estiveram presentes servidores e alunos do campus Vila Velha; diretores-gerais e servidores de outros campi e pró-reitores.

A solenidade foi iniciada com a execução dos hinos do Brasil e de Vila Velha pela banda formada por alunos da Escola Municipal Senador João Calmon. Em seguida, houve o lançamento e a obliteração do selo comemorativo pela entrega das instalações do campus Vila Velha. Em seguida, o diretor-geral do campus Vila Velha, Roberto Pereira Santos, abriu a solenidade.

Em sua fala, o diretor destacou a importância de existir um campus no município. “O Espírito Santo começou em Vila Velha, que é o município mais populoso e até hoje não tinha um campus do Instituto”. O diretor ressaltou ainda que o campus será voltado para Química fina, biotecnologia e ensino de Ciências.

Em seguida, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – MEC, fez um breve histórico da expansão da Rede Federal. “Em cem anos, foram construídas pouco mais de cem escolas técnicas federais em todo o país, enquanto no governo Lula esse número foi mais que triplicado”. Ele destacou ainda que o objetivo do governo é dotar o país de uma rede que permita elevar a escolaridade e melhorar as condições de vida da população.

O reitor do Instituto, Denio Rebello Arantes, iniciou seu discurso falando sobre o tamanho do Ifes em relação aos outros institutos da Rede. “O Espírito Santo têm o maior número de campi seja levando em consideração a população ou o tamanho do território”. Ele lembrou ainda das dificuldades para a implantação de um campus do Ifes em Vila Velha, em função da falta de um terreno adequado para receber as instalações.

Os senadores capixabas também discursaram, ressaltando a importância do Instituto Federal do Espírito Santo na formação dos capixabas e na criação de oportunidades no mercado de trabalho.

O prefeito Neucimar Fraga falou um pouco do trabalho no Congresso para a criação de novas escolas técnicas federais, no início do governo Lula, e da importância de um campus do Ifes no município para a formação e qualificação da população de Vila Velha. Já o governador Renato Casagrande, afirmou que o Ifes passou de seis unidades, com as três unidades do Cefetes e as três agrotécnicas, para 20 campi, contando com os dois campi da nova expansão. O governador falou ainda que com o fim iminente do Fundap, as diretrizes do governo são os investimentos em infraestrutura e em educação, para gerar oportunidades.

Ao final, as autoridades presentes fizeram o descerramento da placa de inauguração e visitaram o prédio acadêmico. Ao todo, o campus terá de 25 a 30 mil metros quadrados de área construída. As obras de ampliação do campus vão contemplar mais três blocos que irão abrigar laboratórios, salas de aula e de professores, além de áreas destinadas a esportes e serviços. A previsão de conclusão dessas obras é 2015.

Visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica
Além de participar da solenidade de entrega das instalações do campus Vila Velha, na manhã desta segunda-feira (23), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, vai participar ainda de uma reunião com o reitor e com o Colégio de Dirigentes do Ifes, formado pelos diretores-gerais de campi e pró-reitores do Instituto.