Página inicial > Notícias > Campi do Ifes lançam editais de seleção para Programa de Assistência Estudantil

Campi do Ifes lançam editais de seleção para Programa de Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2012, 12h06 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 11h09

Em Vitória, as inscrições para o edital referente às categorias auxílio transporte, auxílio alimentação e auxílio moradia vão de 24 a 27 de abril.

Os campi Vitória e Vila Velha lançaram editais de seleção para o Programa de Assistência Estudantil. Os benefícios a serem concedidos se aplicam a todos os alunos devidamente matriculados nos cursos desses campi, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

No campus Vitória, um dos editais contemplará as categorias auxílio transporte, auxílio alimentação e auxílio moradia. Os outros dois editais tratam, respectivamente, do auxílio uniforme e auxílio material didático.

A inscrição do candidato para as modalidades dos Programas de Assistência Estudantil ocorrerá por meio do preenchimento do formulário socioeconômico, que estará disponível no Serviço Social do campus. As inscrições para o edital referente às categorias auxílio transporte, auxílio alimentação e auxílio moradia vão de 24 a 27 de abril. Os editais de material didático e de uniforme ficarão abertos de abril a dezembro de 2012.

O campus Vila Velha lançou dois editais de seleção: um trata das categorias auxílio alimentação e auxílio transporte e o outro contempla auxílio financeiro, auxílio material didático e auxílio uniforme. As inscrições para o edital referente às categorias auxílio transporte, auxílio alimentação vão até 4 de maio. Para os demais auxílios, as inscrições poderão ser feitas de abril a novembro de 2012.

A inscrição do candidato para as modalidades dos Programas de Assistência Estudantil deve ser feita por meio do preenchimento do formulário socioeconômico e entrevista com o assistente social do campus. A retirada do formulário e o agendamento das entrevistas poderão ser realizadas no Setor de Protocolo do campus Vila Velha, das 8 às 17 horas.

Confira os editais.

Assistência Estudantil
O Governo Federal lançou, em julho de 2010, o Plano Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes, por meio do Decreto nº 7.234, que visa à permanência de estudantes de baixa renda matriculados em instituições federais de ensino superior. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico.
Como parte das ações relacionadas ao Pnaes, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes criou uma Política de Assistência Estudantil, que pretende minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência dos estudantes no Instituto.

O Conselho Superior do Ifes definiu princípios e objetivos que todos os campi deverão seguir, bem como previsão orçamentária e as diferentes formas de atuação dessa política, especificados na Resolução nº 19/2011. Entre as atividades previstas, estão os programas universais, como o de Incentivo a Atividades Culturais e Lazer e o de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional Especial; e os programas específicos, que abordam programas de auxílios transporte, alimentação, moradia, entre outros.