Página inicial > Notícias > Campus São Mateus realiza V Semana de Ciência e Tecnologia e participa da Febrace 2012

Publicado: Terça, 27 de Março de 2012, 15h10 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A Semana C&T contou com minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos, no próprio campus, nos dias 19 a 23 de março.

O campus São Mateus realizou, entre os dias 19 e 23 de março, a V Semana de Ciência e Tecnologia - C&T, que contou com minicursos, palestras e uma mostra de trabalhos científicos.

A Mostra de Trabalhos Científicos contou com a apresentação de 48 projetos do campus e oito projetos de instituições de ensino da região. Durante o evento também houve apresentações culturais, como oficinas, danças, apresentação de capoeira, teatro, lançamento de livros e apresentação de um coral.

Os três melhores projetos apresentados na mostra foram premiados com um tablet para cada um dos alunos. Cinco outros trabalhos receberam o Prêmio Incentivo à Inovação Científica e Tecnológica e receberão R$ 250,00 para dar continuidade ao projeto e um pen drive para cada aluno.

O evento contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas de municípios vizinhos como Jaguaré, Montanha, Pedro Canário e Conceição da Barra, além de um grupo de 40 alunos de Conceição de Castelo, do sul do Estado.

Foi sorteado ainda um tablet para os alunos que trabalharam como voluntários na organização do evento. E as duas equipes de Bajas do campus receberam R$ 500,00 para auxílio na continuidade do projeto.

Mais informações e fotos sobre o evento podem ser conferidas no site www.sm.ifes.edu.br/semanact

Febrace 2012
Três projetos do campus São Mateus foram selecionados na 10ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias – Febrace, que aconteceu na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, entre os dias 11 e 17 de março.

O trabalho “Reutilização de Telas Touch Screen em Células Fotoeletroquímicas do Tipo Grätzel”, desenvolvido pelos alunos Brenda da Cunha Feitoza, Beatriz Ottoni Azevedo Porto Miranda, Karolina Ribeiro Costa e pelo professor Thiago Rafalski Maduro, recebeu duas premiações: Prêmio Michelle Sinness de Estudos Sociais e Prêmio Estudar Ciência. Confira aqui a classificação.

Os outros trabalhos que foram selecionados são “Robô Radiocontrolado” e “Dog Alimentator”, desenvolvidos pelos alunos Gabriel Silva Schafascheck, Vitor Santos Araújo, André Luiz da Fonsêca Paes, Rodolfo Alves dos Santos, Danilo Pereira Neves, Jean Pablo Vieira de Mello, acompanhados d os professores Tiago Zanotelli e Flavio Lopes da Silva.

Em 2011, a Mostra de Trabalhos Científicos da V Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes passou por processo de afiliação à Febrace e teve dois projetos pré-selecionados para 10ª edição do evento.

Esse já é o terceiro ano consecutivo em que trabalhos do campus são selecionados pelo evento. Em 2010, um trabalho foi selecionado, seguido por dois trabalhos em 2011 e três trabalhos em 2012.