Página inicial > Notícias > Equipe da Proex visita instalações do Iases em Cariacica

Equipe da Proex visita instalações do Iases em Cariacica

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2012, 12h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A visita foi de reconhecimento para a elaboração de propostas de atuação conjunta com o Iases na articulação de ações de formação inicial e continuada e de incubação de empreendimentos de base social.

A equipe da Pró-Reitoria de Extensão – Proex do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes visitou, na quinta-feira (22), as instalações do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo – Iases. Participaram da visita o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati; o diretor de Extensão Tecnológica, Francisco Rapchan; e a servidora Wanessa Gonçalves dos Santos, do Núcleo de Apoio a Empreendimentos de Base Social da Incubadora do Ifes. Eles foram recebidos pelo gerente da Gerência de Inclusão Social do Iases, Alexandre Tedesco Tristão; pelo coordenador da Unidade de Internação Provisória – Unip, Marcos Tito Marson; e por outros profissionais de socioeducação das unidades do complexo do Iases em Cariacica-Sede.

Durante a visita, foi feito o reconhecimento das estratégias e práticas socioeducativas do Iases voltadas à reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei. A oferta de educação básica e profissional aos internos, além de atividades terapêuticas, está na base do trabalho desenvolvido pela instituição. Com base nesse diagnóstico, as equipes das diretorias de Relações Empresariais e Extensão Comunitária – Direc e de Extensão Tecnológica – Direx, da Pró-Reitoria de Extensão, estão elaborando propostas de atuação conjunta com o Iases e outras instituições, com vistas à articulação de ações de formação inicial e continuada – FIC e de incubação de empreendimentos de base social (associações e cooperativas).

As ações de FIC serão financiadas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. E as ações de incubação de empreendimentos coletivos serão baseadas na experiência das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP), existentes em vários estados brasileiros.

A equipe da Agência de Inovação do Ifes – Agifes já está elaborando uma proposta de Programa ITCP para submeter no Edital Proext 2013, contando para isso com apoio dos técnicos do Iases e de um espaço da Unip-Cariacica a ser cedido para o Núcleo Incubador.