Página inicial > Notícias > Alunos do campus São Mateus visitam aldeia Guarani

Alunos do campus São Mateus visitam aldeia Guarani

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2011, 12h01 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A visita teve o objetivo de ambientar o estudo do conflito de 1750 que aconteceu como consequência da aplicação do Tratado de Madri.

Os alunos dos cursos técnicos em Mecânica e em Eletrotécnica do campus São Mateus visitaram a aldeia Guarani 3 Palmeiras, em Aracruz, para ambientar o estudo do conflito que houve em 1750 – entre portugueses, espanhóis, jesuítas e guaranis –, como consequência da aplicação do Tratado de Madri. A visita da turma de Eletrotécnica aconteceu no dia 8 de dezembro, e a de Mecânica, no dia 15.

“Também procuramos estabelecer uma análise comparativa entre a obra literária de Basílio da Gama, O Uraguai, e o filme dirigido por Roland Joffé e escrito por Robert Bolt, A Missão. Os dois tratam do mesmo assunto, mas com visões diferentes”, destacou Adriana Pin, professora de Língua Portuguesa.

Adriana afirma que a visita foi importante também para “os estudantes observarem as transformações culturais ocorridas e traçarem um paralelo entre os contextos social, cultural e econômico dos guaranis, na época do conflito, com o de hoje”.

Participaram da visita as professoras Ires Maria Pizzeta Moschen, Fabíola Chrystian Oliveira Martins e Adriana Pin, além da pedagoga Maria Izabel Costa da Silva. Elas também orientaram os alunos quanto ao conteúdo trabalhado.