Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Alunos do campus Linhares participam de oficina fotográfica
Início do conteúdo da página

Alunos do campus Linhares participam de oficina fotográfica

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2011, 11h57 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A oficina levou os alunos a produzir imagens que expressam os conteúdos apresentados em sala de aula, como forma de complementar os debates teóricos.

Os alunos dos cursos técnicos em Administração e em Automação Industrial participaram de uma oficina de fotografia ministrada pelas fotógrafas Luara Monteiro, Inara Novaes Macedo e Madana Mohana. A oficina aconteceu no sábado (17) e teve o objetivo de levar os alunos a produzir, a partir de seu cotidiano, imagens que expressem os conteúdos apresentados em sala de aula, como forma de complementar os debates teóricos.

A atividade, de caráter interdisciplinar, foi coordenada pelos professores Adolfo Miranda Oleare, de Filosofia e Sociologia, Flávia Cândida do Nascimento de Souza, de História, Marcelo Moreira da Silva, de Geografia e Vinícius Lordes, de Marketing, que estão trabalhando os temas “análise de mercado”, “socialismo”, “mobilidade urbana”, “neoliberalismo” e “globalização”.

A atividade proporcionou aos alunos a percepção das interferências da orientação econômica global na sua conjuntura local, buscando analisar o mercado, sua formação e sua presença no mundo contemporâneo. “Nós nos propusemos a trabalhar as questões contemporâneas globais, para que os alunos se reconheçam na história do presente”, afirma o professor Adolfo Oleare.

“A necessidade de expressão do ser humano, suas habilidades artísticas e a ampliação de visão de mundo são também responsabilidade da educação. Portanto, uma iniciativa como essa tem todo o sentido dentro da escola”. afirma o professor Vinícius Lordes.

Esta oficina é parte do projeto “Pensações”, que é um desdobramento do Seminário de Humanidades do campus Linhares, que, em dezembro de 2010, teve sua primeira edição e contou com palestras sobre diversidade cultural e com a exibição de um curta-metragem sobre modos de vida de povos indígenas, dirigido pelo cineasta João Moraes. “Nos envolvemos com o projeto e participamos dos debates, o que foi muito produtivo para incrementar as discussões que fizemos sobre sociologia e antropologia, durante todo o ano”, aponta a aluna Marina Babinsk.

O II Seminário de Humanidades do campus ocorrerá no final do período letivo de 2011. Uma das atividades previstas para o evento é uma exposição com as fotos dos alunos envolvidos na oficina de fotografia.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página