Página inicial > Notícias > Alunos do campus Santa Teresa visitam cultivo empreendedor de orquídeas

Alunos do campus Santa Teresa visitam cultivo empreendedor de orquídeas

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2011, 17h08 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A visita teve o objetivo de conhecer os orquidófilos do estado para implantar e desenvolver estudos de preservação da vegetação da mata atlântica.

Os estudantes do curso de Agronomia, do campus Santa Teresa, Gabriel Serafini e João Henrique Barbosa visitaram a propriedade da família Sperandio, que cultiva orquídeas de forma empreendedora. A visita aconteceu no dia 2 de dezembro com a orientação do professor Hediberto Nei Matiello.

Com a visita, os alunos entraram em contato com orquidófilos tradicionais no estado para implantar e desenvolver estudos de preservação de germoplasma da mata atlântica, jardim clonal comunitário e atendimento à demanda tecnológica para produção da região.

A propriedade Sperandio se destaca por fazer a produção de mudas via cultivo in vitro, recultivo das plântulas, comercialização e hibridação. Em sistema bem prático, a família desenvolve a produção de substrato, novos recipientes e suportes para cultivo feitos em casa de vegetação coberta e com sombrite. Segundo Ediel Sperandio, os principais gargalos da produção estão na nutrição das plantas, controle de moluscos e tempo de cultivo in vitro.

O município de Santa Teresa possui cerca de 50% de sua área preservada com mata atlântica, que resguarda uma das maiores biodiversidades do planeta. E o campus Santa Teresa dispõe de laboratório de cultura de tecidos vegetais e área de viveiricultura.