Página inicial > Notícias > Pró-reitoria de Extensão busca parcerias e cooperação em Angola

Pró-reitoria de Extensão busca parcerias e cooperação em Angola

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Alguns dos resultados da viagem são um memorando e uma lista de ações de interesse comum identificadas entre o Ifes e a Universidade Mandume Ya Nedmufayo – UMN.

O pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Tadeu Pissinati, visitou instituições educativas e empresas em Angola, no período de 26 de novembro a 5 de dezembro, em busca de parcerias para cooperação. A missão de trabalho foi organizada pelo Grupo UniOne África, que reúne dez empresas e atua principalmente no sul do país.

O pró-reitor conheceu duas unidades do Centro de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Empresas – Cedis, pertencente à UniOne: o Cedis-Lubango, sede do grupo; e o Cedis-Humpata, condomínio empresarial em implantação, ambos na Huíla, província situada no sul de Angola. A maior parte das empresas do grupo, inclusive de empresários brasileiros, estão sediadas na capital da província de Huíla, Lubango. Em Humpata, o grupo deseja desenvolver parceria com o Ifes e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – Facto (antiga Funcefetes) para a implantação de um centro de formação profissional.

Outra empresa visitada foi a Angola Exploration Mining Resources – AEMR, em sua mina de minério de ferro na Jamba, também na Huíla. A empresa conta com um centro de formação profissional em fase final de implantação e precisa de apoio para oferecer treinamentos aos seus trabalhadores e projetos educativos para as comunidades locais. Durante a visita, foram apresentadas possibilidades de apoio do Ifes e da Facto.

Entre as instituições educativas, o pró-reitor visitou a reitoria e alguns campi na Universidade Mandume Ya Nedmufayo – UMN, entre eles o Campus Lubango, o Instituto Superior Politécnico da Arimba e a Escola Superior Politécnica do Namibe. Pissinati também conheceu instituições voltadas ao ensino técnico de nível médio, tais como Institutos Médios Politécnicos e uma Escola de Regentes Agrícolas.

Em todas instituições educativas, há uma grande demanda por formação continuada de pessoal técnico-administrativo e de professores, dentre outras. Em função disso, em trabalho conjunto com os decanos de algumas faculdades, articulado pela pró-reitoria de cooperação da UMN, foi elaborada uma minuta de Memorando de Entendimento e uma lista de ações de interesse comum identificadas. A assinatura do Memorando deverá ocorrer no início de 2012, em Vitória, quando o Ifes receberá uma delegação de UMN, liderada por seu reitor, o Dr. Abraão Mulangui.

País em processo de reconstrução
Após 27 anos de guerra civil (1975-2002), as instituições e a infraestrutura de Angola estão em processo de reconstrução e reorganização. Muitas empresas participam desse processo, inclusive empreiteiras brasileiras, e o desafio é encontrar trabalhadores qualificados para os mais diversos âmbitos profissionais.

As universidades do país também estão em processo de reestruturação e buscam ajuda internacional, para troca de experiências e identificação de atuação comum com instituições da área de educação, a fim de estabelecer relações de cooperação para o seu desenvolvimento institucional.