Página inicial > Notícias > Alunos do campus de Alegre participam de curso de Classificação e Degustação de Café

Publicado: Sexta, 09 de Dezembro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O curso é promovido pelo Centro do Comércio de Café de Vitória – CCCV e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – CETCAF.

Os alunos Tássio Silva Souza e Edevaldo de Castro Monteiro, do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do campus de Alegre, foram selecionados para participar de curso de Classificação e Degustação de Café. Tássio participou do curso no mês de novembro, enquanto Edevaldo realizou o curso entre os dias 5 e 9 de dezembro.

O curso de classificação e degustação de cafés robustas finos (conilon) e arábica, segundo os padrões Coffee Quality Institute – CQI e Specialty Coffee Association of America - SCAA, é promovido pelo Centro do Comércio de Café de Vitória – CCCV e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – CETCAF.

De acordo com o professor do campus de Alegre, João Batista Esteves Peluzio, o curso é muito importante para a formação profissional dos discentes, uma vez que o trabalho de campo culmina com a produção de grãos de café, que precisam ser classificados e degustados para se estabelecer o valor final do produto. “Em função da qualidade do produto, pode-se obter valores diferenciados por saca, chegando, neste momento, a percentuais próximos de 20 a 30% acima do valor usual de mercado. Tal acréscimo ocorre, principalmente, em café arábica”, destaca.