Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes assina acordos de cooperação com instituições de ensino estrangeiras

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2011, 14h44 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O reitor do Ifes viajou para Canadá, Alemanha e Portugal, representando o Conif, para estabelecer parcerias com entidades que possibilitam a realização de intercâmbios de alunos.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, viajou para Canadá, Alemanha e Portugal, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif. De acordo com o reitor, o objetivo das viagens foi buscar um caminho próprio, além do “Ciência Sem Fronteiras”, para estabelecer parcerias com entidades correspondentes nesses países para intercâmbio de alunos e criar editais dirigidos para cada país.

O Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, foi lançado no mês de julho e visa a conceder bolsas de intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação. A proposta inicial é de que, do total de 75 mil bolsas, 15 mil sejam destinadas aos institutos federais para alunos de cursos técnicos e dos cursos superiores (tecnólogos, bacharelados e licenciaturas).

No Ifes, já foram selecionados alunos para as quatro primeiras bolsas do programa. O número de bolsas foi definido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, de acordo com o número de bolsas distribuídas em iniciação científica.

Durante a viagem, foram estabelecidos acordos genéricos e bilaterais com instituições de ensino do Canadá, da Alemanha e de Portugal. Os intercâmbios preveem alguns meses de estudo da língua, para Canadá e Alemanha, um semestre letivo e mais três a quatro meses de estágio. Em Portugal, não haverá a necessidade de estudo da língua, portanto, será mais fácil enviar alunos tanto do nível superior quanto do nível técnico.

A previsão é que os editais para o Canadá e para Portugal sejam lançados no segundo semestre de 2012 e sejam voltados, inicialmente, aos alunos dos cursos de graduação. O edital para o Canadá terá caráter piloto, portanto será mais limitado. Os outros editais seguirão o mesmo padrão, mas serão adequados às características específicas de cada país.

No Canadá, o reitor do Ifes assinou protocolos de cooperação internacional com o Collège François-Xavier-Garneau – Cégep de Garneau, com o Cégep de la Gaspèsie et des les îles, com o Cégep Trois-Rivières e com o Cégep de Jonquière. Os protocolos abordam áreas de Ensino e Pesquisa trabalhadas no Ifes, como Pesca, Aquicultura, Gestão de Produção, Mecânica, Elétrica, Metalurgia e Materiais, Meio Ambiente, Automação, Informática, Agronegócios e outros.

Na Alemanha e em Portugal, o reitor foi como representante do Conif, e assinou acordos de cooperação com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos – CCISP, em Portugal; e com a Conferência dos Reitores – HRK, na Alemanha. Ambos têm validade de cinco anos e preveem intercâmbio de alunos, projetos conjuntos de pesquisa, parcerias institucionais, seminários e workshops conjuntos.

Os acordos ressaltam a importância do estudo de línguas estrangeiras como preparação para os participantes dos processos de seleção para bolsas de intercâmbio nesses países.

Clique para conferir os documentos:
Acordo de Cooperação - Alemanha
Acordo de Cooperação - Portugal