Página inicial > Notícias > Últimos dias para se inscrever no Processo Seletivo de Cursos Técnicos do Ifes

Últimos dias para se inscrever no Processo Seletivo de Cursos Técnicos do Ifes

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2011, 18h54 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2016, 10h11

Os resultados das solicitações de isenção devem ser consultados na página de inscrição de cada candidato.

Os interessados em concorrer a uma das 3.275 vagas do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes têm até segunda-feira, 31 de outubro, para se inscrever no processo seletivo da instituição. As vagas ofertadas são para cursos técnicos de 16 campi do Ifes para o primeiro semestre letivo de 2012.

São 2.960 vagas oferecidas para cursos Técnicos Integrados e cursos Técnicos nos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Também há 45 vagas remanescentes para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. As vagas são para os campi Colatina e Vitória.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.ifes.edu.br ou via ficha de inscrição nos campi do Ifes. A taxa de inscrição é de R$51. A data prevista para aplicação das provas é 4 de dezembro, das 14 às 18 horas. O edital completo está disponível aqui.

Pré-Requisitos
Cursos Técnicos Integrados com o Ensino Médio: o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental.
Cursos Técnicos Concomitantes: o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou pode estar cursando o Ensino Médio - essa concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do Campus e do curso oferecido, de acordo com o Edital.
Cursos Técnicos Subsequentes: o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.

Proeja
O Ifes também oferece 270 vagas para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, por meio de outro edital.

As vagas são para os campi de Alegre, Colatina, Itapina, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Vitória, sendo 50% das vagas de cada campus destinadas aos alunos oriundos do Ensino Fundamental na modalidade EJA da rede pública de ensino.

O período de inscrição também termina no dia 31 de outubro, e não será cobrada taxa de inscrição para o preenchimento dessas vagas. As inscrições deverão ser realizadas no campus de interesse do candidato. Não haverá inscrição pela internet. O edital completo está disponível aqui.

Para os campi de Alegre, Colatina, Itapina, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante, o processo seletivo será realizado em duas etapas classificatórias: participação na palestra informativa e análise socioeducacional. Para os cursos do campus Vitória, também haverá prova com questões objetivas, de caráter eliminatório.