Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes participa de lançamento do Proitec

Reitor do Ifes participa de lançamento do Proitec

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 18h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O programa visa à ampliação da educação técnica e de formação inicial e continuada no Estado e prevê a construção de 20 escolas técnicas estaduais.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, participou da solenidade de lançamento do Programa Integrado de Educação Profissional e Tecnológica – Proitec, do Governo do Espírito Santo em parceria com diversas entidades públicas e privadas. O evento aconteceu na quinta-feira (20), no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

O Programa Integrado de Educação Profissional e Tecnológica tem o objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio e de formação inicial e continuada reunindo as redes de ensino federal, estadual e privada. Além disso, o programa prevê a construção de 20 escolas técnicas estaduais nos municípios onde não há unidades do Ifes ou do Sistema “S” – Sesi, Senac, Senai, Senar e Senat.

“A implantação dessas escolas irá complementar o trabalho das instituições de ensino já existentes”, disse Jadir Pela, secretário estadual de Ciência e Tecnologia. O reitor do Ifes reiterou: “Nós sempre tivemos essa visão de complementação da educação, como disse o secretário”. A meta do Proitec é oferecer 150 mil vagas até 2014 em todo o Espírito Santo, com várias modalidades de ensino para formação profissional.

O Proitec é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – Sect, em parceria com as secretarias da Educação; de Turismo; de Saúde; de Desenvolvimento; de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos; o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e as unidades do Sistema 'S' – Sesi, Senac, Senai, Senar e Senat.