Página inicial > Notícias > Ifes realiza workshop sobre Energia Nuclear e Sustentabilidade

Ifes realiza workshop sobre Energia Nuclear e Sustentabilidade

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2011, 17h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O workshop aconteceu no dia 19 de outubro e fez parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Na quarta-feira (19), o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realizou o workshop Energia Nuclear e Sustentabilidade, no Centro de Convenções de Vitória, dentro da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O evento contou com palestras e mesa-redonda sobre o tema.

A abertura foi feita pelo diretor de Ensino do campus Vitória, Hudson Luiz Côgo, que agradeceu aos que colaboraram com a realização do evento. Em seguida, o diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, João Roberto Loureiro de Mattos, iniciou sua palestra com o tema “Energia Nuclear e Sustentabilidade”. Para o pesquisador, “é muito difícil pensar em uma solução para os problemas ambientais e para a inclusão social sem a opção nuclear”. Além disso, João Roberto fez um breve histórico da economia mundial e mostrou indicadores para a produtividade em 2030.

A segunda palestra foi ministrada pelo superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen e da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Nilson Dias Vieira Júnior, que é doutor em Física. O superintendente falou sobre a medicina nuclear, ramo da medicina que utiliza materiais radioativos para diagnóstico ou tratamento de doenças. O Instituto também participa da construção do Reator Multipropósito Brasileiro – RMB, empreendimento com capacidade para produzir radioisótopos e fontes radioativas e realizar testes de irradiação de materiais e de combustíveis nucleares.

Após uma fala do diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva, o gerente de Planejamento Estratégico da Eletrobras, Evilásio Luiz Tolomeotti, iniciou sua palestra sobre Energia Nuclear e a Matriz Energética Brasileira. Foram tratados assuntos como a emissão de gás carbônico e o consumo de energia elétrica pelos diversos setores da economia. Ele afirmou ainda que “as duas atividades que mais alavancam o desenvolvimento são a aeroespacial e a nuclear”. Tolomeotti é engenheiro e Senior Reactor Operator, com especialização em Instrumentação e Controle e Operações de Centrais Nucleares do tipo PWR.

Ao final, os palestrantes se reuniram em uma mesa-redonda, mediada pela doutora em Engenharia Hidráulica e Sanitária e coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do campus Vitória, Márcia Regina Pereira Lima. Na ocasião, foram debatidas questões acerca dos rejeitos nucleares e de seu impacto no meio ambiente; da utilização de fontes renováveis; da redução das demandas de consumo; e da distribuição de energia elétrica.

O encerramento foi realizado pelo diretor de Ensino do campus Vitória, Hudson Luiz Côgo, após a entrega de brindes e de exemplares do livro comemorativo do centenário do Ifes aos palestrantes.