Página inicial > Notícias > Ifes, Sintraconst e CUT assinam protocolo de intenções para criação de Centro de Formação Profissional

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2011, 17h35 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Na mesma solenidade, também foi assinado um convênio entre o campus Guarapari e a TV Guarapari.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes assinou, na segunda-feira (17), um protocolo de intenções com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst e com a Central Única dos Trabalhadores – CUT. A solenidade aconteceu na sede do Sintraconst, no Centro de Vitória.

O protocolo prevê um projeto de formação e qualificação profissional, que vai culminar na criação do Centro Vocacional Tecnológico do ramo da construção. A assinatura é um desdobramento do curso “Transformando Mestres de Obras em Professores”, em parceria com o Sintraconst, que já formou três turmas desde julho deste ano.

Participaram da solenidade o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino; o presidente nacional da CUT, Artur Henrique Santos; o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela; o secretário Estadual de Educação, Klinger Barbosa; além do presidente do Sintraconst, Paulo César Borba Peres, o Carioca; e outras lideranças sindicais e professores. Também estiveram presentes o pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati; e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Ifes, Fábio Có.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, enfatizou o significado de um sindicato de trabalhadores encaminhar demandas para o Instituto. “Esse projeto pode transformar a vida de muitas pessoas, a partir da qualificação profissional e tecnológica”, afirmou. Na visão do presidente nacional da CUT, Artur Henrique Santos, a experiência pioneira do Sintraconst - ES deve servir de exemplo para todo o país. Da mesma forma, o secretário nacional de Formação ressaltou a importância de realização de um convênio desta natureza com uma instituição importante como o Ifes.

Convênio com a TV Guarapari
Na mesma ocasião, foi assinado um convênio entre o campus Guarapari, representado pelo diretor-geral, Ronaldo Neves Cruz; e a TV Guarapari, representada pelo conselheiro-presidente da Fundação Educativa e Cultural de Guarapari – TV Guarapari, Hugo Borges. O convênio consiste na produção de conteúdo voltado à formação da cidadania, como forma de apoio à educação formal. O Ifes ficará responsável pela parte pedagógica, enquanto a TV Guarapari desenvolverá a parte audiovisual.

“O convênio é muito importante pela oportunidade de produzir materiais que possam levar a cultura e a arte à comunidade, de forma que isso seja veiculado na TV e chegue ao alcance da comunidade da região. Nesse convênio, a TV Guarapari entra com a parte tecnológica e o Ifes com a parte didático-pedagógica, com o objetivo de formar pessoas. Esse projeto envolve tanto alunos quanto professores do campus”, explicou o diretor-geral do campus.