Página inicial > Notícias > Ifes participa de Seminário Nacional do Prodocência

Ifes participa de Seminário Nacional do Prodocência

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O Prodocência atua com o objetivo de valorizar e de reconhecer os profissionais da educação básica.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou, nos dias 6 e 7 de outubro, do I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, realizado em Brasília, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O programa é coordenado pela Diretoria de Educação Básica da Capes e atua com o objetivo de valorizar a formação e de reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

O Ifes foi representado pelo professor Sidnei Quezada, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. O principal objetivo do seminário foi promover entre os coordenadores de projeto e a Capes o compartilhamento de experiências desenvolvidas e de resultados alcançados pelas instituições participantes. Atualmente, o Ifes desenvolve programas como o de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, que articulam a pesquisa e a extensão na instituição. O programa, aprovado em 2010, reúne é voltado para a formação de profissionais na área de Ensino de Ciências e Matemática, a fim de implantar laboratórios voltados à melhoria da qualidade da formação do professor.

O evento fez parte das comemorações dos 60 anos da Capes e discutiu temas como “A utilização de tecnologias de ensino e aprendizagem e a construção de novas metodologias para formação inicial de professores nos projetos do Prodocência”. Um dos eixos centrais das discussões foi a importância de espaços de pesquisa e de extensão para proporcionar vivências diferenciadas e renovação nos cursos de Licenciatura.