Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa sedia II Encontro Científico de Física Aplicada

Campus Santa Teresa sedia II Encontro Científico de Física Aplicada

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2011, 06h00 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2016, 18h42

A programação prevê seminários, minicursos e apresentação de painéis.

O campus Santa Teresa realiza, nos dias 20 e 21 de outubro, o II Encontro Científico de Física Aplicada, no próprio campus. As inscrições vão até 5 de outubro e podem ser feitas pelo site www.ifes.edu.br/2ecfisica. O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em física e em engenharias.

A programação contará com seminários, minicursos e apresentação de painéis ministrados pelos participantes. Os minicursos terão as seguintes temáticas: Física aplicada à Gemologia, Difração de Raios X e Aplicações em Supercondutividade. Os seminários terão debates relacionados à aplicação da física no cotidiano.

O evento é uma realização do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes.

Mostra de Física na Ufes
De 18 a 21 de outubro, o Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes irá promover a XIII Mostra de Física e Astronomia. A mostra é um dos eventos integrantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e será realizada no prédio do IC1 do Centro de Ciências Exatas, no campus de Goiabeiras.

O objetivo da mostra é possibilitar o contato de alunos e professores com experimentos que produzem fenômenos naturais. Durante o evento serão articuladas diversas demonstrações de experimentos na busca da transposição dos fenômenos.

A programação contará com palestras sobre temas atuais da ciência, discutindo seus avanços, desafios, aplicações, entre outros; visitas aos observatórios astronômicos e ao Planetário de Vitória, exposição de painéis, exibição de vídeos e uma oficina para professores com o objetivo de discutir a utilização de experimentos de Física.