Página inicial > Notícias > Ifes comemora aniversário de 102 anos com atividades nos campi e na reitoria

Ifes comemora aniversário de 102 anos com atividades nos campi e na reitoria

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2011, 15h43 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O aniversário do Ifes será celebrado com apresentação da Orquestra Pop&Jazz na quinta-feira (22), às 20h, no teatro do campus Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes comemora, nesta sexta-feira (23), 102 anos de existência. E para comemorar a data, estão previstas uma série de atividades em vários campi e na reitoria.

Na quinta-feira (22), a Orquestra Pop & Jazz do Ifes realiza concerto em homenagem ao aniversário do Instituto, com apresentações de canções da Música Popular Brasileira, com composições de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Rita Lee, Roberto Carlos, Ed Motta, Edu Lobo, Marcos Valle, entre outros. O evento é aberto ao público e acontece no Teatro do campus Vitória, em Jucutuquara, às 20 horas.

Em Alegre, o campus promove, até sexta-feira (23), o I Seminário de Cafeicultura e o I Encontro de Cafeicultores. O evento é organizado por uma comissão nomeada pela direção-geral, pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura e pela Empresa Júnior de Cafeicultura – Caparó Jr.

A programação do I Seminário de Cafeicultura conta com palestras e debates e tem como público-alvo alunos, professores e outros profissionais ligados às Ciências Agrárias. O seminário ocorre no Salão Nobre do prédio principal, das 18h às 21h45min. E na sexta-feira (23), será realizado o I Encontro de Cafeicultores, destinado a produtores e convidados, das 8 às 17 horas, na quadra coberta do campus.

As pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes promovem, também na sexta-feira (23), um evento sobre a metodologia Living Lab, no auditório da Reitoria, das 9h30min às 12h. Além de apresentar os conceitos da metodologia Living Lab e sua trajetória, o evento irá discutir sua implementação no Ifes.

Os Living Labs são ambientes de inovação aberta e têm como proposta uma nova forma de abordar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação por meio de cooperação entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, usuários e governo. A experiência de Living Labs teve início na União Europeia, em 2006, e chegou ao Brasil em 2010.

O evento contará com a presença da professora Miriam Magdala, do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e coordenadora do Living Lab Habitat; e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Fapes, Anilton Salles Garcia.

O campus São Mateus participará, de quarta-feira (21) a domingo (25), da Festa do 467º aniversário do Município, que será realizado no Parque de Eventos. O campus contará com um estande na “Rua da Educação”, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o Instituto e os cursos oferecidos no campus São Mateus. No estande, também serão realizadas atividades em comemoração ao aniversário do Ifes.

O campus Venda Nova do Imigrante vai promover ato cívico em homenagem ao aniversário do Instituto, na sexta, com a participação de servidores e alunos.