Página inicial > Notícias > Ifes promove evento sobre Living Labs

Ifes promove evento sobre Living Labs

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O evento reuniu 64 participantes, que puderam conhecer a metodologia Living Labs e sua trajetória.

As pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes promoveram, na sexta-feira (23), um evento sobre a metodologia Living Lab, no auditório da Reitoria. O evento reuniu 64 pessoas que puderam entender um pouco mais a metodologia e sua trajetória, além de sua implementação no Ifes. A realização foi sugerida em uma reunião com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Fapes, com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Sect e com o presidente da Rede Europeia de Living Lab, Álvaro de Oliveira.

Os Living Labs são ambientes de inovação aberta e têm como proposta uma nova forma de abordar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação por meio de cooperação entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, usuários e governo. A experiência de Living Labs teve início na União Europeia, em 2006, e chegou ao Brasil em 2010.

“Essa metodologia já vem sendo usada pelos americanos há mais de 15 anos e agora que chegou ao Brasil vamos poder trabalhar melhor a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação contando com o auxílio de institutos de pesquisa e do governo”, afirmou Anilton Salles Garcia, presidente da Fapes, que também falou de sua experiência como coordenador do Living Lab Espírito Santo Cidadania Digital e como coordenador da European Network of Living Labs – EnoLL.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo de Paiva Coelho Junior, realizou a abertura do evento, destacando a importância dos grupos de pesquisa que utilizam essa metodologia. Também estiveram presentes na ocasião o diretor sistêmico de Pesquisa e Pós-Graduação, Roquemar Baldam; o diretor de Extensão Tecnológica, Francisco Rapchan; e o coordenador da Agência de Inovação do Ifes - Agifes, Christian Mariani Lucas dos Santos.

A professora Miriam Magdala, do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e coordenadora do Living Lab Habitat, apresentou sua experiência com a metodologia no Espírito Santo. A Rede Living Lab Habitat, formada por instituições do estado, inclusive pelo Ifes, tem como objetivos desenvolver e implantar tecnologias amigáveis ao meio ambiente para moradias na área urbana e rural.

“O evento permitiu que os pesquisadores do Ifes discutissem a possibilidade de inovação aberta. Neste modelo proposto pelo Living Lab, é muito importante a integração entre pesquisa, usuários, empresas, agências de fomento e governo. A ideia é que este evento permita fortalecer os grupos já existentes e criar novos Living Labs”, destacou Francisco Rapchan, diretor de Extensão Tecnológica do Ifes.