Página inicial > Notícias > Empresa residente na Incubadora do Ifes desenvolve ferramenta para leitura de dados de energia

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2011, 14h37 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O produto comercializado pela Zaruc é o TAD-E, uma ferramenta de transferência automática de dados de energia produzido, totalmente, no Ifes.

A inovação surge sempre de boas ideias – ideias que, muitas vezes, precisam ser trabalhadas, estudadas e reestruturadas antes de se tornarem, realmente, inovadoras. Para o professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Renato Tannure, consultor em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Zaruc, “inovação é conseguir transformar um protótipo em produto”. A Zaruc, empresa que desenvolve soluções em automação, surgiu a partir de um projeto do Diretor Comercial da Up Level Informática, Rubens Côrtes.

Em 2008, Rubens Côrtes percebeu que a demanda de um de seus clientes, a Escelsa, havia mudado. A central elétrica precisava não só de ler e imprimir os dados de energia, mas de realizar essa função de maneira automática. Foi então que o empresário decidiu apresentar o projeto de uma nova empresa à Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica do Ifes.

Formou-se, assim, a Zaruc, composta por pesquisadores do Ifes e por funcionários contratados, em parceria com a Up Level Informática. A partir daí, a ideia de um novo produto de leitura de dados de energia foi sendo estudada, o que possibilitou a criação do TAD-E. O aparelho é uma ferramenta de transferência automática de dados de energia produzido, no Ifes, por meio de pesquisas que possibilitassem a aplicação do produto, de forma prática e com baixo custo de venda.

Para Rubens Côrtes, ao elaborar um produto como o TAD-E, é necessário entender o cliente, a fim de chegar a uma solução simples, viável e prática. “Tornar uma ideia um produto vendível é complicado. Todos querem inovação, mas nem todos querem pagar por isso. Sem a integração com o Ifes, não seria possível chegar ao nosso objetivo”, afirmou o presidente da empresa.

Recentemente, a Zaruc recebeu certificação ISO 9000. Esse selo demonstra que a empresa atende a um modelo de garantia da qualidade, dando-lhe maior organização e credibilidade. Hoje, fazem parte da empresa os alunos do Ifes Wilherme Borchardt, Luan Carlos Oliveira e João Pedro Albuquerque; o técnico Eliã Mattos; o engenheiro Thiago Ornellas; o professor do Ifes e consultor em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Renato Tannure; a assistente administrativa Clenilda Amorim e o presidente da empresa, Rubens Côrtes.