Página inicial > Notícias > Ifes recebe encontro sobre fabricação de peças para a indústria do petróleo

Ifes recebe encontro sobre fabricação de peças para a indústria do petróleo

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2011, 17h32 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Durante o encontro, foram apresentadas peças que podem atender à indústria do petróleo.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes recebeu, nesta quinta-feira (21), evento com o tema “Fabricação de peças para a nova indústria do petróleo no Espírito Santo”. O propósito do encontro foi estabelecer parcerias com as empresas presentes. Foram levantadas algumas propostas, como a oferta de cursos aos estudantes dos campi.

Durante o encontro, realizado na sede da Reitoria, foram apresentadas peças que podem atender à indústria do petróleo e seu processo de fabricação. O conhecimento dessas ferramentas permite o agregamento de valor aos produtos da indústria capixaba, que poderá fornecer peças à indústria do petróleo.

Uma das ferramentas apresentadas foram os softwares de fabricação da Siemens PLM. Atualmente, o campus São Mateus já utiliza os softwares de fabricação cedidos pela Siemens PLM, que serão instalados em outros campi, como Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Guarapari, onde há cursos relacionados à área de mecânica.

O software Solid Edge é utilizado para projeto e o NX Cam faz a programação da usinagem. Esse softwares fazem toda a parte virtual da fabricação, antes da máquina fabricar efetivamente o produto. A Siemens irá realizar a capacitação dos professores em usinagem e a proposta do Ifes é que o treinamento seja estendido aos alunos.

O encontro contou com a presença do reitor em exercício, Ademar Comasseto; do pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati; do diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; e do professor Marco Antônio Stulzer. Também participaram o diretor da Siemens, Paulo Leal; o gerente técnico da DMG, Ricardo Bortolucci; e o representante da Hailtools, Yordan de Almeida.