Página inicial > Notícias > Índios recebem certificado de curso de capacitação realizado pelo Ifes

Índios recebem certificado de curso de capacitação realizado pelo Ifes

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2011, 16h53 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Receberam certificado, os indíos das aldeias de Caieiras e Irajá que participaram dos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Ifes.

Aproximadamente 60 índios da Aldeia de Caieiras e Irajá, em Aracruz, receberam, nesta segunda-feira (18), certificado de conclusão dos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. Os cursos de Auxiliar Administrativo, Almoxarife e Gestão de Projetos são ministrados por professores do campus Aracruz.

O projeto é fruto de parceria selada entre o Ifes e a Fundação Nacional do Índio - Funai, em abril de 2010. A capacitação também contempla as aldeias Pau-Brasil, onde os cursos já foram iniciados; e Comboios, onde as aulas começam neste 2º semestre.

Prestigiaram a cerimônia o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; a ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes; os representantes da Funai, Pedro Balbino Ferreira e Francisco Rocha; Mara Viana, representando o diretor-geral do campus Aracruz, e os professores do campus Antônio Marcos Perim e Jayme Furtado; o cacique Sizenando, da aldeia Caieiras; e o Presidente da Associação Indígena Tupiniquim e Guarani - AITG, Emersom Pajehu.

Também participaram índios aldeados e não aldeados, juntamente com caciques; líderes comunitários e representantes das mulheres.

Durante a cerimônia, destacou-se o estabelecimento de novas premissas na extensão Ifes-Funai, no sentido de implantar projetos de ensino e pesquisa com perspectivas de médio e longo prazo, em que o Instituto buscará implantar ações que proporcionem desenvolvimento do conhecimento, sustentabilidade e geração de renda com inclusão social, com foco no desenvolvimento do Território Indígena para a manutenção das aldeias com suas identidades.

A ministra Iriny Lopes destacou o pioneirismo deste projeto, que “pode vir a auxiliar no desenvolvimento de um modo de inclusão social que possibilite às comunidades indígenas cidadania e capacidade de autogestão”.