Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro promove aula de campo em estudo geológico

Campus Cachoeiro promove aula de campo em estudo geológico

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Os alunos compreenderam o contexto geológico em que o sul do estado se insere, como enchentes e deslizamentos.

Os alunos do curso Técnico em Mineração e de Engenharia de Minas do campus Cachoeiro de Itapemirim realizaram trabalhos de campo das disciplinas de Geologia Aplicada e de Petrografia, ambas ministradas pela professora Marcela Zanon.

As atividades aconteceram na segunda e terça-feira (11 e 12), no próprio campus, e, também, na entrada do município de Alegre. Além da professora Marcela Zanon, o trabalho teve a participação da professora Ana Paula Meyer e do professor do curso de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Cláudio Eduardo Lana.

Durante a atividade prática, os alunos aprenderam as técnicas de levantamento geológico, incluindo coleta de amostras para estudos petrográficos e manuseio da bússola geológica, para obter as altitudes dos planos de foliação das rochas; e do aparelho de GPS, para identificar digitalmente as coordenadas geográficas da área em estudo.

Eles também tiveram oportunidade de compreender melhor o contexto geológico em que o sul do Espírito Santo está inserido e as áreas de risco geológico associado a enchentes, deslizamento e queda de blocos. Esse reconhecimento foi feito por meio de um levantamento bibliográfico realizado em sala de aula e pela identificação de características petrográficas, estruturas geológicas e aspectos geomorfológicos presentes em toda a área estudada.