Página inicial > Notícias > Professor e aluno do campus Aracruz realizam pesquisa sobre tratamento de câncer

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2011, 16h40 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A pesquisa é focada no tratamento do câncer de próstata da linhagem LNCaP, pela terapia fotodinâmica.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Uma das formas de manifestação da doença é o câncer de próstata, que se desenvolve em uma glândula do sistema reprodutor masculino. Na maioria dos casos, o tumor apresenta um crescimento lento e atinge com mais frequência homens acima de 50 anos, podendo causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil, entre outros sintomas.

Embora avanços tenham ocorrido quanto ao tratamento, não são raros os casos em que a medicina não tem estratégias para lidar com alguns tipos de câncer. Com a quimioterapia, avanços foram obtidos nesse sentido, porém poucos pacientes suportam o tratamento devido à severa toxicidade. Diante disso, novas técnicas de tratamento vem sendo estudadas, e entre elas se destaca a terapia fotodinâmica. É sobre isso que o professor do campus Aracruz, André Romero, ao lado do aluno Carlos Augusto Zanoni Souto, está estudando em sua pesquisa.

O projeto, que teve início em 2009 e tem previsão de encerramento para 2012, conta com a participação de pesquisadores de outras instituições. A pesquisa tem como base a experiência científica adquirida com o trabalho desenvolvido durante o doutorado do professor, bem como sua experiência profissional adquirida na indústria farmacêutica.

Esse estudo tem como objetivos gerais o preparo, a caracterização e a avaliação da eficiência fotodinâmica na redução da viabilidade de células de tumor de próstata da linhagem LNCaP - câncer estabelecido a partir de um nó de linfa humana. O assunto será estudado por procedimentos quimiométricos, ou seja, pela aplicação de métodos estatísticos e matemáticos em problemas de origem química.

Colaboram com a pesquisa os professores Daniel Rettori, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Renato Atilio Jorge e Sara Teresinha Olalla Saad, ambos da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Joselito Nardy Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes e Natália Mayumi Inada, da Universidade de São Paulo - USP.