Página inicial > Notícias > Programa do governo federal vai beneficiar 15 mil estudantes dos institutos federais

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2011, 18h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O Programa Ciências sem Fronteira vai beneficiar estudantes de 135 instituições federais de ensino superior.

O governo federal lança, em breve, o Programa Ciências sem Fronteira, que vai beneficiar 75 mil estudantes até 2014. A proposta inicial é de que, do total de 75 mil bolsas, 15 mil sejam destinadas aos institutos federais para alunos de cursos técnicos e dos cursos superiores (tecnólogos, bacharelados e licenciaturas). O projeto-geral será apresentado à presidenta da República, Dilma Rousseff, no próximo dia 15, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante.

O foco principal do programa são os alunos dos cursos de graduação, mas serão oferecidas também bolsas para nível técnico, além da ampliação da oferta de bolsas de pós-graduação. Os alunos irão ao exterior, com bolsas de estudo e passagens aéreas pagas, além de seguro médico. Os primeiros bolsistas devem ser selecionados no primeiro semestre de 2012.

As bolsas vão beneficiar 135 instituições federais de ensino superior (universidades e institutos), mas também deverão contemplar estudantes de instituições privadas de excelência.

As bolsas de pós-graduação serão distribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ e pelas fundações de amparo à pesquisa estaduais.

Para que o estudante possa participar do processo, é de fundamental importância o conhecimento de línguas estrangeiras. Nesse sentido, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes propos à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec que, dentro do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica - Pronatec, sejam oferecidos cursos de línguas (inglês, francês, espanhol e inglês para estrangeiros), através da educação a distância. De acordo com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, a Setec já estuda uma forma de implementar a proposta.