Página inicial > Notícias > Semana do Meio Ambiente terá programação especial nos campi do Ifes

Semana do Meio Ambiente terá programação especial nos campi do Ifes

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Em Alegre, será implementado o Projeto “Preciclar para Não Reciclar”, que visa à substituição de copos descartáveis por canecas duráveis.

Os campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes prepararam uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O campus Vitória vai realizar atividades de 6 a 10 de junho, com o tema “Meio Ambiente: O que eu tenho a ver com isso?”. O objetivo do evento é conscientizar alunos e servidores sobre questões relacionadas ao tema.

As atividades serão desenvolvidas com base na Metodologia “5 Menos que são Mais”, o que significa que os assuntos trabalhados em cada dia da semana serão: água, energia, recursos naturais, resíduos sólidos e poluição.

Na segunda (6) e na terça-feira (7), serão espalhados cartazes em pontos estratégicos com informações para reflexão sobre as questões referentes. Na quarta-feira (8), que tem como temas os recursos naturais, será realizado o Dia do Verde, em que alunos e servidores deverão utilizar uma peça de roupa ou algum acessório verde.

Em função do tema central da campanha, na quinta-feira (9), serão expostas, nos painéis da biblioteca, informações relacionadas ao assunto. Haverá, ainda nesse dia, a coleta de mensagens em forma de bilhetes para compor uma árvore de papel que ficará entre a biblioteca e a cantina do campus. As mensagens deverão falar sobre atitudes sustentáveis no cotidiano dos estudantes.

Além disso, será feita uma mostra de vídeos no Facebook. Os vídeos serão indicados pelos alunos e avaliados pelos professores.

No campus de Alegre, o objetivo principal da semana será a implementação do Projeto “Preciclar para Não Reciclar”, que objetiva contribuir para a redução de resíduos e substituir o uso de copos descartáveis por canecas duráveis. A programação teve início nesta segunda-feira (6).

Serão distribuídas, a todos os servidores e alunos do campus, canecas personalizadas que deverão ser utilizadas no refeitório e nos setores administrativos e pedagógicos. Espera-se que, ao final do semestre, toda a Instituição tenha adotado a medida.

A programação contará, também, com encontros entre alunos e servidores para conscientização da comunidade escolar, além de exposição de fotos e de artigos sobre a questão da produção de lixo. As atividades serão realizadas nos três turnos de funcionamento do campus e serão organizadas por uma comissão específica. Esta mesma comissão também será responsável por acompanhar e avaliar o projeto, ao longo do ano, objetivando verificar a mudança de hábito da comunidade escolar.

Em Itapina, a comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente conta com atividades voltadas para alunos, familiares e servidores do campus, até o dia 8 de junho. No domingo (5), os estudantes participaram de caminhada ecológica e do plantio de mudas na estrada da gruta, além de um piquenique no próprio campus.

As atrações incluem ainda desfile, apresentações de dança, teatro, documentários, apresentações musicais, noite de louvor e chá noturno.