Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Abertas inscrições para projetos de pesquisa para iniciativa de cooperação francesa
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para projetos de pesquisa para iniciativa de cooperação francesa

Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2011, 15h31 | Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2011, 15h31

Os programas da Capes buscam a interação entre projetos de pesquisa sul-americanos com a França.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes inicia as inscrições para projetos de pesquisa em Matemática, Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação para seleção de pesquisas conjuntas para os programas Capes-MATH-AmSud e Capes-STIC-AmSud. As inscrições começaram segunda-feira (9) e vão até 22 de junho.


Os programas MATH-AmSud e STIC-AmSud são iniciativas da cooperação internacional francesa com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e têm como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa. Os programas buscam apoiar projetos de pesquisa básica e aplicada com potencial de transferência e de inovação tecnológica entre a França e, ao menos, dois países sul-americanos.


O financiamento compreenderá a realização de missões de pesquisa, trabalho e estudo entre os grupos participantes, incluindo a realização de oficinas e cursos de curta duração que permitam a participação de professores e estudantes.

Podem se candidatar unidades e laboratórios de pesquisa, públicos ou privados, vinculados a instituições de ensino superior, e organismos de pesquisa ou empresas. Cada projeto deverá planejar suas atividades considerando a duração máxima de dois anos.


De acordo com os editais, a seleção acontecerá em quatro fases de caráter eliminatório: análise documental, análise de mérito, avaliação pelo comitê científico e avaliação pelo comitê de direção.

A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano. Poderão ser aprovados até dez projetos de cada edital, que terão início em 2012. Mais informações na página da Capes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página