Página inicial > Notícias > Servidores e políticos discutem propostas para valorização dos profissionais do Ifes

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2011, 14h59 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h54

Aproximadamente 200 servidores de vários campi do Ifes participaram do seminário.

Aproximadamente 200 servidores de vários campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram, nesta sexta-feira (29), do I Seminário Interno de Extensão da Área Temática Educação, com o tema "Educação: Políticas Públicas e Valorização de Seus Profissionais".

Participaram da mesa o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o representante dos servidores do Ifes, Tiago de Araújo Camilo; o diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, Cláudio Koller; e o representante do Sindicato Nacional do Servidores em Educação – Sinasefe da seção de Vitória, Reginaldo Flexa Nunes.

Os deputados federais Paulo Foletto (PSB) e Rose de Freitas (PMDB) também estiveram presentes ao seminário. A senadora Ana Rita Esgario (PT) enviou uma representante ao evento.

O evento discutiu propostas para a valorização dos servidores do Instituto, tratando principalmente das questões de concessão do auxílio-transporte e do reenquadramento dos professores contratados a partir de 2008, com o novo plano de carreiras para os docentes dos institutos federais de educação.

O Diretor-Geral do campus Vitória, Ricardo Paiva, abriu o seminário destacando a importância do objetivo do encontro, que era discutir a carreira dos servidores na área de educação. Em seguida, a professora Dalva Lavagnoli, da Pró-Reitoria de Extensão, contextualizou a iniciativa e afirmou que o seminário terá como resultado um relatório para o encaminhamento das propostas dos participantes.

O professor do campus Aracruz, Tiago Camilo, falou em nome dos servidores. “Não se pode falar em democracia, se não houver eventos como esse, em que podemos manifestar nossas demandas, o que a gente necessita para fazer educação”, destacou. De acordo com o professor, o novo plano de carreira para os docentes foi um avanço, mas criou disparidades entre a categoria, com diferenças salariais entre professores com a mesma titulação.

Sobre a concessão de auxílio-transporte, Tiago afirmou que não há viabilidade para trabalhar no interior, pois o auxílio é restrito ao transporte público coletivo. Para Reginaldo Flexa, do Sinasefe, a contínua expansão da Rede Federal não vai acontecer se não houver atrativos para que os servidores trabalhem no interior.

O deputado federal Paulo Foletto ressaltou a importância da participação dos parlamentares no evento. “Nosso papel aqui é ouvir as demandas dos servidores e atuar politicamente para conquistar essas mudanças”, destacou.

A deputada federal Rose de Freitas propôs a criação de um documento com as alterações necessárias no plano de carreira para que as mudanças sejam realizadas pelo Ministério da Educação – MEC, a partir de solicitação da bancada federal. “Nâo se pode falar em educação no Brasil sem dar condições de trabalho aos professores”, disse.

O diretor administrativo do Conif, Cláudio Koller, destacou que o seminário é uma das primeiras iniciativas dentro da Rede Federal para discutir as questões levantadas pelos servidores. No âmbito do Conif, ele afirmou que a entidade tem tratado o problema da progressão nos aspectos jurídico e técnico.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, afirmou que o Instituto teve a coragem de iniciar o processo de expansão ainda em 2000, contra a vontade do governo na época. “Quando o Governo Federal lançou a expansão, o Ifes já estava em estágio adiantado e é o mais avançado em todo país, com 18 campi”, disse.

O reitor informou que já enviou duas propostas ao Ministério da Educação para solucionar a questão do reenquadramento, uma que resolveria a questão dos professores que já atuam nos institutos e outra para as futuras contratações. Após a fala dos participantes da mesa, foi aberto espaço aos presentes para perguntas, mediadas pelo servidor Álvaro da Silva.

Estiveram presentes os diretores dos campi Aracruz, Cachoeiro, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, além dos Pró-Reitores de Extensão, Tadeu Pissinati; de Ensino, Cristiane Tenan; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo Coelho.

O Pró-Reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, avaliou o evento e destacou a necessidade de ampliar o tema em outros seminários. “É um compromisso da Proex que esse seja apenas o primeiro de outros encontros para discutir políticas públicas de valorização dos servidores e da educação profissional e tecnológica.”

O reitor do Ifes encerrou o seminário e ressaltou que, em situações onde não há transporte público coletivo, o Instituto irá criar uma regulamentação interna para a concessão do auxílio-transporte.

O reitor também esclareceu que a democracia da instituição se faz por muitos caminhos. “Nós temos no Ifes dez fóruns setoriais com servidores de todos os campi, que constróem as políticas concretas de todo o Instituto. Também há uma estrutura de câmaras e estamos em processo de construção de conselhos de gestão em cada campus”, explicou.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão do Ifes e pelo Coletivo de Servidores do Ifes, com o apoio do Sinasefe.

Confira aqui as fotos do seminário.