Página inicial > Notícias > Trajetória do Ifes é tema de livro lançado no campus Vitória

Trajetória do Ifes é tema de livro lançado no campus Vitória

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2011, 06h00 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2016, 10h51

A obra é fruto do doutorado do professor da Ufes, Marcelo Lima.

O campus Vitória promoveu o lançamento do livro “O desenvolvimento histórico do tempo socialmente necessário para a formação profissional” na quarta-feira (16). A obra é fruto do doutorado do professor adjunto Marcelo Lima, professor do departamento de Educação Política e Sociedade (Deps), do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O professor pesquisa a educação profissional há mais de 20 anos. Para escrever sua tese de doutorado, ele realizou um levantamento histórico sobre a trajetória do Ifes, desde sua criação em 1909 até o ano 2000. Além da tese, que gerou o livro, a pesquisa também rendeu ainda um mapeamento iconográfico e documental da história da instituição, disponível em CD-ROM.

De acordo com o autor, “o livro faz uma análise sobre a importância do Instituto e a sua atuação no desenvolvimento econômico e industrial do Espírito Santo”. Na obra, Marcelo também expõe os modelos pedagógicos da escola em cada fase.

A iniciativa do professor também pretende incentivar o surgimento de outros trabalhos sobre educação profissional no estado. “O material permite ao pesquisador fazer outras teses sobre o tema e, o mais importante, preserva a fonte de onde as informações foram tiradas”, afirma Marcelo.

Confira aqui as fotos do evento.