Página inicial > Notícias > Campus de Alegre inaugura novo sistema em laboratório do curso de Aquicultura

Campus de Alegre inaugura novo sistema em laboratório do curso de Aquicultura

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2011, 12h00 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2011, 14h15

O novo sistema vai contribuir para o desenvolvimento de projetos.

No mês de fevereiro, o setor de Aquicultura do campus de Alegre estreou um sistema de circulação fechada com capacidade de 36 aquários experimentais, planejado para rodar até três trabalhos simultâneos de pesquisa dentro do laboratório de espécies ornamentais. O novo sistema vai contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, educação e extensão, como Pibic, Pibit, entre outros.

O sistema é composto por três bancadas independentes, tendo cada uma delas 12 aquários de 50 litros cada, interligados por uma linha de alimentação de ar e outra de alimentação de água. E conta com uma capacidade de renovação de água de mais de 15 vezes o volume dos aquários por dia. O sistema é dotado de um filtro biológico segmentado em quatro partes, o que permite que trabalhe sem sobrecarga com até 500 gramas por aquário experimental.

O sistema foi criado para trabalhar principalmente com organismos aquáticos em fase inicial de vida, pois, apesar de possuírem menor biomassa, ficam melhor acomodados nos aquários. Todo o sistema foi construído com apoio da direção do campus, tanto na parte de mão de obra quanto na parte financeira e também por meio de recursos captados por projetos com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

A implantação contou ainda com a participação dos alunos do curso superior de Tecnologia em Aquicultura: Marcelo Daros Matielo, Samuel Louzada Pereira, Lucas Pedro Gonçalves Junior, Ismael Rafani da Silva Amorim, Tainara Rodrigues Mauricio e Douglas Alvaristo Fernandes.

Esse sistema facilita o trabalho com organismos aquáticos para os alunos interessados e para os professores que desejam realizar trabalhos e pesquisas nessa área.