Página inicial > Notícias > Cead forma primeira turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Publicado: Segunda, 28 de Fevereiro de 2011, 14h48 | Última atualização em Terça, 01 de Março de 2011, 13h25

A cerimônia de formatura foi realizada no sábado (26), no campus Serra.

O Centro de Educação a Distância – Cead, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, comemorou a formatura da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS, na modalidade a distância. A cerimônia de formatura foi realizada no sábado (26), no campus Serra.

A oferta desse curso nasceu da iniciativa de um grupo de professores do campus Serra, que acreditou na metodologia da Educação a Distância – EaD. Essa ação deu início à criação do Centro de Educação a Distância do Ifes que, atualmente, possui 26 polos municipais de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, onde são ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e pós-graduação; e seis polos da Escola Técnica Aberta do Brasil – eTEC, onde são ofertados cursos técnicos.

A cerimônia contou com a presença do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; da pró-reitora de Ensino, Cristiane Tenan; do diretor-geral do campus Serra, Ademar Stange; da diretora do Cead, Yvina Pavan Baldo; e da coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, Marize Lyra Silva Passos. Também estiveram presentes a coordenadora do curso, Andromeda Goretti Correa de Menezes, e os professores Hilário Sibel Júnior e Fidelis Zanetti de Castro, Patrono e Paraninfo da turma, respectivamente; além de outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar do curso e do Cead.

Em sua fala, o reitor destacou as particularidades da Educação a Distância, que é uma modalidade em que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

De acordo com o reitor, uma das grandes vantagens da Educação a Distância é a flexibilidade no acesso à aprendizagem. Ele defendeu que essa característica não torna um curso a distância mais fácil que um curso presencial, pelo contrário, exige muito mais disciplina, organização e comprometimento de seus estudantes. O reitor também enalteceu cada um dos formandos por sua disciplina, organização e comprometimento com o curso.