Página inicial > Notícias > Campi Cachoeiro e Nova Venécia participam da Vitória Stone Fair

Campi Cachoeiro e Nova Venécia participam da Vitória Stone Fair

Publicado: Segunda, 28 de Fevereiro de 2011, 14h44 | Última atualização em Segunda, 28 de Fevereiro de 2011, 14h44

A participação do Ifes na feira teve como objetivo divulgar para empresários do setor de mineração os cursos oferecidos nos campi.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou da 31ª Vitória Stone Fair, feira internacional do mármore e granito, realizada entre os dias 15 e 18 de fevereiro, no município da Serra. A participação da Instituição na feira teve como objetivo divulgar para empresários do setor de mineração o curso Técnico em Mineração, oferecido pelos campi Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim; e o bacharelado em Engenharia de Minas, ofertado no campus Cachoeiro.

Durante o evento, o professor Gilberto Freire Rangel, do campus Cachoeiro, entregou aos representantes da empresa italiana Pedrini S. P. A., Alberto Fusco e Alberto Vavassori, os certificados pelo curso que ministraram no campus em dezembro de 2010. O curso, intitulado “Nova tecnologia de teares multifios diamantados para cortes de blocos de rochas”, foi direcionado aos alunos do curso Técnico em Mineração e do bacharelado em Engenharia de Minas, do campus Cachoeiro.

A tecnologia apresentada no curso substituiu, na Europa, os teares com multilâminas de aço, principalmente na industrialização de blocos de granitos. Essa inovação tecnológica promove o corte do bloco transformando em chapas em um tempo até cinco vezes menor que aquele utilizado pelos teares de lâminas; e sem a geração de resíduos de lama contendo pó de cal e ferro das lâminas e granalhas, pois a lama produzida é composta apenas de pó de rocha e água.