Página inicial > Notícias > Presidente Lula inaugura campi Ibatiba e Vila Velha

Presidente Lula inaugura campi Ibatiba e Vila Velha

Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2010, 16h03 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2010, 18h14

A solenidade marca a conquista da meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram, na segunda-feira (29), 30 escolas federais de educação profissional, incluindo os campi Ibatiba e Vila Velha, no Espírito Santo. A solenidade, no Palácio do Planalto, marca a conquista da meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Na ocasião, também foram inaugurados 25 campi ligados a 15 universidades federais.

O presidente Lula destacou a política de interiorização do ensino superior e profissional: “Conseguimos levar as universidades federais e as escolas de educação profissional das capitais para o interior do país”. Para o ministro Fernando Haddad, a expansão da rede federal mudou a vida do brasileiro. “A população, agora, entende o verdadeiro sentido da educação, que é o da emancipação do indivíduo”, disse.

A meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) está cumprida, de acordo com o presidente. “Hoje, a juventude tem mais motivação para os estudos e perspectivas profissionais”, destacou Lula.

O investimento total na construção de unidades federais de educação técnica e profissional deve chegar a R$ 1,1 bilhão. Até o momento, foram aplicados R$ 941 milhões em infraestrutura, mobiliário e equipamentos. Nas 30 escolas entregues nesta segunda-feira, já foram aplicados R$ 139 milhões. Destas, 18 estão funcionando, com 4.165 mil estudantes matriculados. As demais começam a receber alunos no início do ano letivo de 2011.

Conheça os cursos oferecidos pelos campi
O campus Vila Velha vai ofertar cursos relacionados à Química, à Biologia e à Biotecnologia. Atualmente os cursos Técnico em Química e Licenciatura em Química já estão funcionando no campus Vitória. Os cursos serão transferidos para Vila Velha a partir do próximo ano, de acordo com diretor-geral do campus, Roberto Pereira.

“Com o início do funcionamento, outros cursos começarão a ser ofertados, como Pós-Graduação em Análises Químicas, Técnico em Biotecnologia, Licenciatura em Ciências Biológicas e em Engenharia Química, além de outros cursos de Formação Inicial e Continuada”, afirmou o diretor.

O campus Ibatiba também inicia suas atividades letivas no primeiro semestre de 2011, com a oferta de 120 vagas para o curso Técnico em Meio Ambiente, sendo 40 vagas para cada turno. O diretor-geral do campus, Flávio Eymard, explica que o curso oferecido observa as características da região e a necessidade de contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

De acordo com o diretor, o campus se encontra em fase de estruturação para a oferta de outros cursos técnicos, a partir de 2012, relacionados aos arranjos produtivos locais, nas modalidades integrado ao ensino médio e integrado ao Proeja, contribuindo para o desenvolvimento de atividades como o turismo rural, já existente na região, e que possa fomentar uma diversificação da atividade agrícola, considerando o grande potencial para atividades como a fruticultura, floricultura e olericultura.

“Seguindo o Plano de Metas proposto pelo Governo e elaborado com base nos resultados apurados em audiências públicas, o campus Ibatiba deverá oferecer Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2013, e curso superior de Tecnologia em Horticultura, em 2014”, destacou o diretor.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Setec.