Página inicial > Notícias > Alunos de São Mateus participam da etapa Nordeste Baja 2010

Alunos de São Mateus participam da etapa Nordeste Baja 2010

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2010, 12h44 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2010, 12h54

Doze alunos do campus São Mateus participaram da etapa Nordeste Baja 2010, em Camaçari, na Bahia, nos dias 12, 13 e 14. A etapa Nordeste faz parte da competição SAE Baja Brasil, que é um dos programas estudantis da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Neste programa, alunos de graduação devem projetar e construir um veículo protótipo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, visando à comercialização ao público entusiasta e não profissional. O campus São Mateus tem duas equipes que participaram do evento: uma formada por alunos do curso Técnico em Mecânica (Cambucá Baja Ifes) e outra por alunos da Engenharia Mecânica (Car-caça Baja).

Segundo o aluno Huarley Pratte Lemke, a participação na competição teve o objetivo de conhecer melhor o trabalho de outros grupos, absorvendo o máximo de informações necessárias para a montagem dos projetos. “Fomos ver na prática a organização da competição, das equipes e o acompanhamento dos jurados. Tínhamos uma noção apenas na teoria”, comentou.

Huarley destacou que a experiência foi importante para as equipes concluírem que não adianta ter um carro veloz, se não for resistente. “As provas exigem bastante dos carros”, frisou. Afirmou, ainda, que os estudantes da Engenharia Mecânica aproveitarão as férias de janeiro para projetar o carro: “E pretendemos participar ano que vem da etapa nacional”. Já os alunos do Cambucá Baja Ifes estão projetando o veículo seguindo as regras do SAE Baja Brasil, mas com objetivo de realizar uma competição regional, envolvendo os cursos Técnicos em Mecânica.