Página inicial > Notícias > Campus de Alegre tem projeto aprovado em Programa de Extensão Universitária – Proext 2010

Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2010, 10h51 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2010, 10h53

O campus de Alegre obteve aprovação do projeto “Cidadania Itinerante: reeducação ambiental em comunidades rurais”, submetido ao Programa de Extensão Universitária – Proext em maio deste ano. O Proext é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando a aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das instituições federais e estaduais de Ensino Superior.

A proposta tem por objetivo implementar ações de educação ambiental em comunidades rurais com equipes itinerantes para capacitação, difusão tecnológica e mobilização sociocultural. O programa será desenvolvido na região do Caparaó – ES, composta por 11 municípios, sendo eles: Alegre, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Iuna, Irupí, Ibitirama, Ibatiba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Muniz Freire.

Dentre as ações previstas estão o levantamento de demandas utilizando metodologias participativas; a composição de equipes de trabalho específicas para atendimento por meio de visitas, oficinas, palestras, seminários e minicursos.

O eixo das ações será o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais atendidas, por meio da identidade socioambiental, da percepção e da ampla discussão em torno dos modelos alternativos de geração de renda e acesso à difusão tecnológica, visando à construção da cidadania.

O projeto foi construído pelos servidores André Ferrari Gualberto, Angela Maria do Amaral Abreu, Dinoráh Lopes Rubim Almeida, João Batista Pavesi Simão, Marcos Antonio Sattler, Monique Moreira Moulin, Núbia Henrique Guimarães Martins e Thais Vianna Silva, sendo coordenado pela professora Charlini Contarato Sebim.