Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro de Itapemirim completa cinco anos de funcionamento

Campus Cachoeiro de Itapemirim completa cinco anos de funcionamento

Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2010, 10h02 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2010, 10h10

Há cinco anos, o município de Cachoeiro de Itapemirim, carinhosamente conhecido como “a capital secreta do mundo”, ganhou um campus do Instituto Federal do Espírito Santo. No dia 1º de agosto, foi realizada, no pátio do próprio campus, uma cerimônia para comemorar a data.

Naquele município, a década de 90 ficou marcada economicamente pela indústria de extração de minerais. Esse segmento da economia tem sido o maior responsável pela geração de empregos para a população. Hoje, o município de Cachoeiro de Itapemirim é o núcleo urbano mais importante do sul do Espírito Santo. De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, estima-se um total de 27.900 empregos diretos naquela região.

Com a preocupação de acompanhar o desenvolvimento da região, existia um grande anseio da comunidade em preparar mão de obra qualificada nos principais setores do município, que são: metalmecânico e mármore e granito.

Segundo o ex-diretor do campus Cachoeiro de Itapemirim, Aloísio Carnielli, foi por esse motivo que surgiu a ideia de levar um campus do Ifes para o município. “Diante daquele boom econômico, foi necessário levar o ensino do nosso Instituto para lá. E o resultado foi positivo. Em cinco anos de funcionamento, vários alunos que passaram por lá hoje estão trabalhando na área e ajudando no desenvolvimento da região”, concluiu.

Para o professor e ex-diretor do campus, Armando Marques, a implantação do Instituto foi fundamental para o crescimento da região. “Além de os nossos cursos atenderem aos dois principais polos de produção do município, também temos os cursos de Informática e Licenciatura em Matemática. Sem contar que o campus atende a toda população do sul do estado”, afirmou.

O reitor do Instituto Federal, Denio Rebello Arantes, ressaltou que o campus tem uma relação estreita com os eixos tecnológicos e com o arranjo produtivo local e parabenizou a comunidade pelos cinco anos. “É significativa a diferença entre o que foi criado e o que existe hoje. Pessoas se empenharam muito para fazer essa transformação. Gostaria de agradecer aos diretores Carnielli, Armando e suas equipes. E considerar que o Mário está de parabéns por ter aceitado um desafio, de pegar um campus que está tão bem e tentar fazer com que ele fique ainda melhor.”

De acordo com o atual diretor-geral do campus Cachoeiro de Itapemirim, Mário Jorge de Moura Zuany, a Instituição já colocou mais de 400 profissionais no mercado de trabalho, todos trabalhando nos processos de produção de mármore e granito e equipamentos. Para o diretor, os cincos anos do campus significam muito para o município. “A Instituição marcou o desenvolvimento local e regional. Esperamos que nos próximos cinco anos nós consigamos fazer outra diferença para a formação dos futuros engenheiros de minas e, num período mais próximo, para os professores licenciados em matemática”, concluiu.

O campus Cachoeiro de Itapemirim oferece os cursos: Técnico em Eletromecânica; Técnico em Mineração Técnico em Informática; Licenciatura em Matemática; e Engenharia de Minas.