Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes criam válvula para auxiliar indústrias

Servidores do Ifes criam válvula para auxiliar indústrias

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2010, 13h45 | Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2010, 11h05

A válvula direcional multivias irá solucionar problemas das indústrias que trabalham com fluxo corrente de fluidos.

Pensando nas dificuldades de operação de fluidos na indústria do petróleo, no uso racional de recursos hídricos no agronegócio e na segurança em linhas de fluido, os servidores do campus São Mateus, Huarley Prati Lemke e Ryck Andrade Boroto, inventaram uma válvula direcional multivias para solucionar problemas das indústrias que trabalham com fluxo corrente de fluidos.

A ideia inicial nasceu da necessidade de maximizar, racionalizar e automatizar um projeto de irrigação de culturas perenes, considerando os seus diversos setores. O resultado foi a obtenção de economia hídrica, energética e operacional, simplificando os modelos atuais de automatização no campo.

Verificou-se que poderia ser usada a aplicação em diversos setores da indústria nacional, sendo que a válvula vem suprir necessidades de controle de fluxo da cadeia produtiva. O pedido de patente do projeto foi protocolado no início de maio no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

Os servidores, que também são alunos do curso de Engenharia Mecânica, pretendem agora utilizar o prazo legal para aperfeiçoar a válvula e abrir o projeto para a comunidade acadêmica colaborar com sugestões e ideias. Existe, no momento, a intenção de fechar uma parceria com o setor privado para confeccionar um protótipo que possa avaliar falhas e necessidade de alteração no projeto, com o intuito de brevemente implementar a produção do equipamento para o mercado.