Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Professores do campus Santa Teresa participam de reunião do Projeto Biomas
Início do conteúdo da página

Professores do campus Santa Teresa participam de reunião do Projeto Biomas

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2010, 00h07 | Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2010, 05h58

O Projeto Biomas tem como objetivo viabilizar soluções para compatibilizar produção agropecuária com preservação ambiental.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, foi realizada a primeira reunião do Projeto Biomas na Mata Atlântica. Os professores Felipe Zamborlini Saiter e Luciano de Oliveira Toledo, ambos do campus Santa Teresa, fazem parte da equipe do projeto.

Cerca de 40 profissionais de cinco unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e mais 13 instituições de ensino, pesquisa e extensão dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e São Paulo se reuniram para conhecer o projeto, as áreas selecionadas para o trabalho experimental e discutir o planejamento e estratégias de ação.

Coordenado pela Embrapa Florestas (Colombo – PR), o Projeto Biomas tem como objetivo viabilizar soluções para compatibilizar produção agropecuária com preservação ambiental, com ênfase no uso do componente arbóreo.

O primeiro bioma a ser trabalhado pelos pesquisadores é a Mata Atlântica. Para isso, foram selecionadas áreas no município de Linhares – ES. Segundo Alexander Resende, pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica – RJ) e coordenador dessa primeira reunião, na Mata Atlântica, “um dos objetivos do projeto é criar ambientes onde o agricultor possa perceber que a árvore na propriedade rural pode e deve ser considerada também como fonte de renda, e que a sua presença possibilita otimizar os recursos naturais da propriedade, podendo, em muitos casos, reduzir a necessidade de insumos externos”.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página