Página inicial > Notícias > Termina a "Semana do Meio Ambiente" no campus Santa Teresa

Termina a "Semana do Meio Ambiente" no campus Santa Teresa

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2010, 13h06 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2010, 14h44

Cerca de 400 alunos participaram do evento que debateu atitudes individuais e coletivas para contribuir com o envolvimento entre a humanidade e o meio ambiente.

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, o campus Santa Teresa realizou a "Semana do Meio Ambiente". Foram abordados temas voltados à preservação e à educação ambiental, com intuito de sensibilizar as pessoas sobre as causas e os efeitos da exploração desenfreada.

O evento envolveu aproximadamente 400 alunos durante os três dias e trouxe à tona diversos questionamentos a respeito das atitudes individuais e coletivas que podem ser tomadas para contribuir com a construção de uma nova concepção de envolvimento da humanidade com o meio ambiente.

Este ano, a programação foi aberta ao público escolar com uma sessão de contação de histórias, por Cláudia Tardin e Renan Peruggia, e prosseguiu com 15 oficinas temáticas, incluindo reciclagem de papel, funcionamento de usina de triagem de lixo, desmistificação de serpentes e animais peçonhentos, cultivo de bonsai, alternativas para o controle de pragas agrícolas, e produção de mudas nativas.

O grupo teatral do campus se envolveu na programação e realizou uma apresentação com temática sobre a poluição dos mananciais. O evento contou ainda com atividades práticas que incluíram 3 trilhas ecológicas e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, com o objetivo de, ao longo dos anos, reflorestar áreas do entorno da comunidade escolar.

Durante todo o evento, o campus Santa Teresa contou com a parceria da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros de Santa Teresa, do Chão Vivo (Incaper) e secretaria municipal do Meio Ambiente, em vários momentos de debates e palestras.

Para finalizar, houve uma sessão de cinema, na qual os alunos assistiram ao filme "Avatar" e depois puderam participar de uma mesa-redonda para refletir a respeito da abordagem ecológica feita pelo filme.

A semana foi positiva e mobilizou toda a comunidade escolar na temática, fazendo com que todos pudessem refletir sobre o próprio papel como agentes integrantes do meio ambiente e não como meros espectadores.

meio_ambiente_1
meio_ambiente_1 meio_ambiente_1